Segunda-feira, 08 de agosto de 2022
Alimento é coletado pelas próprias doadoras, na própria residência, e recolhido semanalmente
Ouvir matéria
Para enfatizar as ações de apoio à doação de leite materno – um dos objetivos da campanha nacional Agosto Dourado –, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça o pedido para que as puérperas participem da coleta e da entrega do alimento.
A ação é um gesto solidário e, além disso, promove bem-estar à mulher, evitando acúmulo nas mamas, podendo resultar no chamado “leite empedrado”.
Toda mulher que amamenta é uma potencial doadora. A SMS lembra que a doação não interfere na alimentação do próprio filho, já que o leite que vai para outros recém-nascidos é o restante que não foi consumido.
Para ser uma doadora, a mulher precisa estar saudável, não ser portadora de nenhuma doença infectocontagiosa, ou estar tomando medicação que não seja compatível com a amamentação.
O cadastro de doadora pode ser feito na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. A coleta é feita pela própria puérpera em sua residência.
A SMS fornece todos os materiais para a coleta, como potes esterilizados, touca, máscaras, entre outros. O alimento é armazenado temporariamente na casa da doadora e recolhido, semanalmente, pela SMS. O leite encaminhado apo Hospital Universitário (HU) de Maringá, que distribuiu o alimento para as unidades hospitalares.
UBS CENTRO
Onde Rua Padre Antonio Lock, 382 – Centro
Quando segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
Mais informações (44) 3233-2982
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Saúde investe em nova estratégia na prevenção ao Aedes aegypti em Mandaguari
Vigilância Sanitária interdita comunidade terapêutica em Mandaguari por irregularidades
Mandaguari incentiva doação de sangue e leva moradores a Hemocentro de Maringá
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h