Quarta-feira, 24 de agosto de 2022
Desconfiança de moradores têm atrapalhado as visitas, que devem ocorre até final de outubro
Ouvir matéria
Visitando domicílios em Mandaguari desde o início deste mês, os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) têm enfrentado dificuldades para realizar as entrevistas para o Censo 2022.
Segundo o agente censitário Natan Bertoni, a desconfiança de moradores é o principal problema enfrentado, diariamente, pelos 11 recenseadores. “Tem moradores que acham que é golpe e acabam agindo com hostilidade. Tem também pessoas que não compreendem a proposta do Censo, e acham que é algo apenas político”, afirma.
Em Mandaguari, os recenseadores devem visitar, aproximadamente, 20 mil domicílios na área urbana. As visitas, que vão incluir, também, a zona rural, estão previstas para ocorrer até o dia 31 de outubro. O prazo pode ser prorrogado caso haja necessidade.
O levantamento do Censo 2022 realiza uma coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país, além de contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros.
A prefeita Ivonéia Furtado reforçou o pedido para que os moradores recebam os agentes do Censo que estiverem devidamente identificados. “O resultado do Censo é muito importante para todo o País. Isso vai ajudar a traçar estratégias para políticas públicas e vai facilitar, ainda, a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada”, afirma.
SEGURANÇA - Os recenseadores estarão uniformizados com colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o dispositivo DMC. Se o cidadão ainda estiver em dúvida é possível confirmar a identidade do agente no site Respondendo ao IBGE, informando o número da matrícula, CPF ou RG do entrevistador ou pelo número telefônico: 0800 721 8181.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h