SAÚDE

Secretaria de Saúde realizou quase 50 mil visitas domiciliares contra a dengue neste ano

Terça-feira, 04 de outubro de 2022

4,9% das vistorias foram feitas após denúncias de moradores


Ouvir matéria

Para reforçar o enfrentamento à dengue,  zika e chikungunya, a Prefeitura de Mandaguari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu 49.541 visitas de Agentes Comunitários de Endemias (ACEs) a residências de Mandaguari. As vistorias foram realizadas de janeiro a setembro deste ano, em diversos bairros.

“É um número muito positivo que demonstra o empenho da gestão da prefeita Ivonéia no combate efetivo à proliferação do mosquito Aedes aegypti”, avalia a secretária municipal de Saúde, Ane Lucena. 

O médico veterinário e coordenador da Vigilância em Saúde de Mandaguari, Adriano Borges, lembra a importância de permitir que o ACE entre na residência para realizar a vistoria. "Nossos agentes estão uniformizados, com crachá, e atuam sempre nos mesmos lugares: isso garante a segurança de todos. A gente pede que a população receba esses servidores, o que facilita o enfrentamento à dengue", afirma.

Segundo a SMS, cerca de 4,9% das visitas foram realizadas após denúncias de moradores de ambientes e imóveis, edificados ou não, com possíveis focos de Aedes aegypti. 

As denúncias podem ser feitas diariamente via internet, durante 24h, pelo site da Prefeitura, na seção "Protocolos". Embora seja necessário informar nome completo, documento e email para contato, para apresentar os detalhes da denúncia, a SMS garante o anonimato aos internautas.

A recomendação é de que o morador informe os seguintes dados: nome de rua; número de imóvel em frente, ao lado ou próximo ao local; bairro; ponto de referência; e descrição do objeto. As informações auxiliam as ações da SMS.

MULTAS – Considerando o ano epidemiológico da dengue, que vai de agosto de 2021 a julho deste ano, a Administração Municipal registrou a abertura de 21 processos sanitários e administrativos, com multas que oscilam de R$ 1.447 a R$ 8.388.

BALANÇO - Conforme boletim divulgado na semana passada, Mandaguari tem dois casos confirmados de dengue e 37 notificações da doença. O atual balanço revela que Mandaguari não tem casos de chikungunya ou zika vírus no período epidemiológico vigente.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari 

 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari

Servidora da Saúde visita residência em Mandaguari durante enfrentamento à dengue Crédito: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Legenda: Servidora da Saúde visita residência em Mandaguari durante enfrentamento à dengue

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   21/11/2024 16:35:45