Quarta-feira, 26 de outubro de 2022
Ao todo foram percorridos 879 móveis em toda a cidade
Ouvir matéria
A Prefeitura de Mandaguari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância em Saúde, divulgou no final da tarde desta quarta (26) a última medição de 2022 do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). O balanço revela estado de alerta de infestação do mosquito responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A medição aconteceu entre os dias 24 e 26/10.
A equipe da SMS percorreu 879 imóveis da cidade. De acordo com o resultado, foram encontrados focos do mosquito em 13 imóveis visitados, o que totaliza cerca de 1,5% do índice de infestação, valor considerado estado de alerta de acordo com as diretrizes adotadas pelo Ministério da Saúde (MS).
Pelas normas do MS, o ideal é que o índice de infestação predial do mosquito esteja abaixo de 1% para ser considerado satisfatório. Se a taxa estiver entre 1% e 3,9% é considerado estado de alerta e; com percentual acima de 3,9%, o órgão federal classifica como risco de surto das doenças transmitidas pelo mosquito.
O calendário de medição do LIRAa é definido pelo Governo do Estado e prevê quatro ciclos, com intervalos regulares, mas que podem ser modificados em caso de necessidade da Secretaria Estadual de Saúde.
A SMS pede que a população mantenha os cuidados preventivos para coibir a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
“Em todo o Estado do Paraná, há possibilidade de ter nova epidemia de dengue na virada de 2022 para 2023. É importante que os moradores fiquem atentos e cuidem do quintal, eliminem água parada e verifiquem as casas, eliminando objetos que possam acumular água”, afirma o médico veterinário e coordenador da Vigilância em Saúde de Mandaguari, Adriano Borges.
Acesse a íntegra do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa):
http://www.ingabyte.com.br/sistema/arquivos/68/261022164109_dengue_pdf.pdf
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Saúde investe em nova estratégia na prevenção ao Aedes aegypti em Mandaguari
Vigilância Sanitária interdita comunidade terapêutica em Mandaguari por irregularidades
Mandaguari incentiva doação de sangue e leva moradores a Hemocentro de Maringá
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h