Sexta-feira, 18 de novembro de 2022
A proposta é reunir todos os dados das prefeituras, câmaras municipais e autarquias
Ouvir matéria
As câmaras técnicas de Contabilidade e Controladoria Interna da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense) se reuniram na última quinta-feira (17), para debater a implantação do SIAFIC, (Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle), ou seja, é um sistema único que atua de maneira integrada com a contabilidade e deve ser implantado e gerenciado pelo órgão público municipal.
A Prefeitura de Mandaguari esteve presente, representada pela secretária de Planejamento, Finanças e Gestão, Márcia Mantovani, a contadora Márcia de Castro e a Franciele Oliveira, da controladoria interna.
Segundo o que foi discutido, o órgão público terá em um único sistema o conjunto de rotinas, procedimentos e requisitos ideais ao funcionamento dos setores e entidades. Sendo assim, deve ser utilizado pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, integrado aos sistemas estruturantes. O Governo Federal publicou em 2020 a o decreto nº 10.540/2020, onde todos os órgãos municipais deverão estar inclusos no SIAFIC a partir de janeiro de 2023.
De acordo com a assessoria da Amusep, o coordenador da Câmara Técnica da Contabilidade, Paulo Messias da Silva Paixão, explicou que o Siafic foi tema do VI Fórum Paranaense de Contabilidade, Finanças e Controles Aplicados ao Setor Público. O evento, organizado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC), ocorreu nos dias 10 e 11 de novembro, em Curitiba. Inclusive, ele aproveitou as informações de uma das apresentações para repassar para os participantes da reunião conjunta. “A proposta é reunir todos os dados das prefeituras, câmaras municipais, autarquias e do regime próprio de previdência e armazená-los em um só local”, destaca.
O principal questionamento é que este processo de unificação já é feito em outras plataformas digitais. Outro ponto é que os sistemas dos diversos órgãos precisam trabalhar em harmonia ou, então, usar um único para todos os entes públicos municipais. Décio Vicente Galdino Cardin, coordenador da Comissão de Profissionais da Contabilidade Eleitoral e Partidária do CRC, ressalta existir um movimento, liderado pelo Conselho, para revogar o decreto número 10.540/2020, que instituiu o Siafic.
PRÓXIMA - Na oportunidade, os contadores decidiram realizar a reunião de encerramento do ano no dia primeiro de dezembro, às 14 horas, também, na sede da Amusep, em Maringá.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h