Quinta-feira, 24 de novembro de 2022
Bebês com comorbidades podem ser cadastrados nas UBSs Centro e Jardim Esplanada; sem comorbidades, em todas as UBSs
Ouvir matéria
A Prefeitura de Mandaguari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia nesta sexta (25) o agendamento da aplicação da 1ª dose contra a Covid-19 para bebês de seis meses a dois anos de idade com comorbidades.
O agendamento deve ser feito presencialmente nas UBSs do Centro e do Jardim Esplanada, locais onde vão ocorrer as aplicações.
Segundo a SMS, há, no momento, 50 doses disponíveis, que foram encaminhadas pelo Governo Federal e pelo Governo do Estado, para a imunização desse público-alvo. Mais imunizantes devem ser encaminhados em breve ao município.
DECLARAÇÃO MÉDICA – Para receber o imunizante, pais e responsáveis devem levar documentos pessoais do adulto, um documento de identificação da criança, CPF, cartão SUS e a declaração de comorbidades - imprima a declaração de comorbidades.
A princípio, a vacinação será somente para bebês com as seguintes comorbidades:
Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
HAR - Quando a pressão arterial (PA)
Hipertensão arterial estágio 3
Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
Insuficiência cardíaca (IC)
Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e Pericardiopatias
Doenças da Aorta, dos Grandes
Vasos e Fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênita
Próteses valvares e Dispositivos
cardíacos implantados
Doenças neurológicas crônicas
Doença renal crônica
Imunocomprometidos
Hemoglobinopatias graves
Obesidade mórbida
Síndrome de Down
Cirrose hepática
SEM COMORBIDADES – Para melhorar o fluxo de vacinação e evitar desperdício de doses, a SMS vai abrir, em paralelo, a partir de sexta (25), a lista de espera para bebês de seis meses a dois anos de idade sem comorbidades. Para esse público serão destinadas eventuais doses remanescentes previstas para os bebês com comorbidades.
O cadastro pode ser feito na UBS mais próxima, informando nome e telefone, mediante a apresentação de um comprovante de endereço. A data, o local e o horário da vacinação serão informados por meio de uma ligação telefônica da SMS.
ESQUEMA VACINAL – O esquema vacinal básico para este público será de três doses, sendo que a 2ª dose deverá ser aplicada num intervalo de 28 dias após a 1ª. Já a 3ª dose deverá ser aplicada num intervalo de 56 dias após a 2ª.
A vacina para este grupo é destinada para crianças a partir de 6 meses até 2 anos, 11 meses e 29 dias. Crianças que fizerem 3 anos após o recebimento da 1ª dose deverão completar o ciclo vacinal com o mesmo imunizante.
A vacina que será utilizada é a Pfizer de tampa vinho, a única liberada para esta faixa etária até este momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
RECOMENDAÇÕES – Crianças que tiveram Covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso das que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem o completo reestabelecimento.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Saúde investe em nova estratégia na prevenção ao Aedes aegypti em Mandaguari
Vigilância Sanitária interdita comunidade terapêutica em Mandaguari por irregularidades
Mandaguari incentiva doação de sangue e leva moradores a Hemocentro de Maringá
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h