MEIO AMBIENTE

Retrospectiva 2022: com inscrições gratuitas, Mandaguari castra cerca de 500 pets

Quinta-feira, 05 de janeiro de 2023

Operações ocorreram em outubro do ano passado


Ouvir matéria

Em parceria com a Prefeitura de Mandaguari, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (Castrapet-PR), do Governo do Estado, atendeu cerca de 500 animais, machos e fêmeas, entre os dias 27 e 29/10 de 2022 – o número exato de atendimentos não foi divulgado até o fechamento desta edição.

As inscrições, que eram gratuitas, começaram em setembro do ano passado. Quando soube que haveria castração no Ginásio de Esportes Xanduzão, a analista de departamento pessoal, Josiane Rocco, 40, sentiu-se aliviada. “Eu morria de medo dos meus pets terem cria. Achei muito bacana a iniciativa do município, ajudando pessoas que não teriam condições financeiras de castrar os animais, afirma.

Tutora de dois cães e de um gato, todos adotados, a mandaguariense calcula ter economizado cerca de R$ 2 mil com as três castrações. “Há muito tempo quero fazer isso, mas era muito caro”, conta. Moradora da zona rural, residindo próximo da Estrada Caituzinho, ela acompanhou a cirurgia ao lado do irmão, Mateus, 20, que atua como programador.

“A castração é um ato de amor. Mostra toda a nossa preocupação, nosso cuidado com os animais. Quando uma gata está prenha, ela ganha muitos filhotes”, observa o programador.

CONTROLE AMOROSO – A quantidade de filhotes é uma das grandes preocupações do autônomo Manoel Brenses, 50. Ele começou, há 5 anos, a cuidar de uma gata, Nininha, encontrada abandonada em seu imóvel no Centro. De lá para cá, com os filhotes da Nininha mais os gatos que continuaram a surgiram em seu imóvel, a família de pets aumentou consideravelmente: hoje são 11 gatos e um cachorro.

“Consegui trazer todos os meus gatos e meu cachorro. Estou muito feliz. Esse tipo de serviço não é nada barato: sai uns R$ 400 cada castração. E ainda tem remédio, consulta com veterinário e tudo mais, isso sairia muito caro”, comenta, fazendo um carinho no cão que segura, carinhosamente, no colo. Além da castração, todos os animais foram microchipados e foi disponibilizada a medicação necessária para o pós-operatório dos pets.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   21/11/2024 16:35:45