Quarta-feira, 19 de julho de 2023
Administração Municipal solicitou revisão do balanço estadual
Ouvir matéria
Mandaguari é a 2ª cidade do Estado que mais produz milho-pipoca, segundo o Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 7 a 13 de julho, divulgado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab). Conforme o balanço, Mandaguari produziu 48 toneladas do produto, atrás de Araucária (130 toneladas) e Capanema (38 toneladas).
A produção local, porém, segundo a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, seria consideralmente inferior a 48 toneladas. Na sexta (21), a Administração Municipal solicitou que o Governo do Estado do Paraná revise os dados do Boletim de Conjuntura Agropecuária.
O Valor Bruto de Produção (VBP) do milho-pipoca está estimado em R$ 3,5 milhões. Um grande contraste com o milho comum, que teve 16,2 milhões de toneladas produzidas em 2022, alcançando VBP de quase R$ 13 bilhões. No entanto, a pipoca é um tradicional quitute das festas juninas e de momentos de lazer dos brasileiros.
O milho-pipoca tem uma diferença essencial em relação ao milho comum, pois contém volume maior de água em sua composição, a semente é pequena e a casca mais dura. Ao ser submetido a altas temperaturas, a água encapsulada no interior vira vapor pressionando a casca, que se rompe. No primeiro contato com o ar, o amido solidifica-se e vira a espuma branca que se consome.
Acesse a íntegra do texto divulgado na Agência Estadual de Notícias:
https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Lider-em-varias-commodities-agricolas-Parana-tambem-produz-o-popular-milho-pipoca
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari com informações da AEN
Mandaguari é o segundo maior produtor de milho-pipoca do Estado
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h