Quinta-feira, 30 de novembro de 2023
Pioneiro, município é o 1º da região a adquirir e viabilizar os itens aos moradores
Ouvir matéria
A Prefeitura de Mandaguari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia, nesta quinta (30), a distribuição de cannabis medicinal para moradores com 2 anos ou mais que tenham TEA ou epilepsia refratária e que apresentem a documentação exigida pela SMS – confira a lista completa de documentos e formulários no final do texto.
A distribuição ocorre após a cerimônia no auditório do Módulo Cultural, às 18h. No evento, que é aberto ao público, representantes da Farmácia Municipal vão fazer uma explanação sobre os efeitos de produtos com CBD (canabidiol), detalhando o protocolo da Administração Municipal e respondendo perguntas dos moradores. O evento deve contar com a presença de representantes dos poderes Executivo e Legislativo locais.
PIONEIRA – Mandaguari é a primeira cidade da região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) a adquirir e distribuir os produtos aos pacientes. A prefeita de Mandaguari, Ivonéia Furtado, afirma que o pioneirismo da cidade na distribuição desses produtos demonstra o engajamento da atual gestão na melhoria da saúde do município.
“Somos comprometidos com a saúde e com a qualidade de vida de nossos moradores. Ouvimos diversos relatos de pacientes que estão esperançosos de que os produtos melhorem a rotina delas. Sou enfermeira e sigo na luta, sempre, para que os pacientes tenham o melhor tratamento possível e uma vida digna”, afirma.
CANNABIS À VISTA – Mandaguari licitou cerca de R$ 868 mil em cinco produtos derivados de CBD: duas variações de Canabidiol Prati Donaduzzi, duas opções de extrato de Cannabis Sativa Greencare e uma variedade de Canabidiol Aura Pharma.
Segundo a servidora Thayla Delaporte, que atua como farmacêutica na Farmácia Municipal, quem escolherá entre os cinco produtos disponíveis são os médicos. “O paciente vai receber o produto que o médico prescrever. Esse documento deve ser encaminhado para a SMS, junto com os demais formulários exigidos”, explica.
DOCUMENTAÇÃO – Moradores interessados em receber os produtos à base de cannabis devem comprovar residência há pelo menos seis meses em Mandaguari e apresentar uma série de documentos, como receituário médico, laudo de solicitação do produto, ficha de acompanhamento da Estratégia Saúde da Família, cópias de exames e preencher um termo de consentimento.
Os formulários podem ser retirados presencialmente na Farmácia Municipal e, em breve, estarão disponíveis no site da prefeitura.
Segundo a SMS, cerca de 30 moradores já estão pré-cadastrados pela pasta e foram devidamente orientados a disponibilizar a documentação para ter acesso aos produtos.
Documentos exigidos:
Receituário médico válido conforme item 6.1 do Protocolo, emitido por neuropediatra, neurologista ou psiquiatra;
Ficha de acompanhamento da Estratégia Saúde da Família (disponível na SMS);
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, assinado pelo médico e pelo paciente ou responsável (disponível na SMS);
Cópia de RG, CPF, CNS do paciente e responsável legal;
Cópia do comprovante de residência no município de Mandaguari (um de 6 meses e um atual, para comprovar residência há pelo menos 6 meses), em nome do paciente ou pais/responsável legal;
Cópia dos exames (TGO/AST; TGP/ALT e hemograma completo com contagem de plaquetas).
DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS À BASE DE CBD
Quando quinta (30), a partir das 18h
Onde auditório do Módulo Cultural (Rua Padre Antônio Lock, 453 - Centro)
FARMÁCIA MUNICIPAL
Onde Rua Jandira teles de Souza, 2115 - Centro
Quando segunda a sexta: 8h às 17h (não fecha para almoço)
Mais informações (44) 3133-0813 e (44) 98402-6886 (WhatsApp)
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Saúde investe em nova estratégia na prevenção ao Aedes aegypti em Mandaguari
Vigilância Sanitária interdita comunidade terapêutica em Mandaguari por irregularidades
Mandaguari incentiva doação de sangue e leva moradores a Hemocentro de Maringá
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h