SAIBA MAIS

Nota de esclarecimento sobre atropelamento de um cachorro sem guia, no meio da via pública

Terça-feira, 19 de março de 2024

Nota foi divulgada nesta terça-feira (19)


Ouvir matéria

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo prestou, no dia 26/2, via WhatsApp, todos os esclarecimentos a uma moradora que se identificou como tutora do cachorro - atropelado no meio da via pública, sem guia - e que solicitou ajuda para custear gastos no valor de cerca de R$ 3 mil, devido a cirurgia e raio-x do pet, que teriam sido realizados em veterinário particular.

Durante a troca de mensagens, a tutora admitiu, ainda, que era comum o cachorro escapar de casa e sair, sozinho, às ruas. À moradora, a pasta informou que a Administração Municipal não pode, por lei, bancar o tratamento de animais tutelados, apenas de animais em situação de rua, seguindo regulamentações específicas da pasta.

Diferentemente do que havia sido informado até então, em protocolo registrado na Prefeitura de Mandaguari, no dia 5/3, o cachorro, que até então era devidamente tutelado, foi descrito como “animal de rua” por um dos tutores. O mesmo protocolo oficializou o pedido para a Administração Municipal realizar o pagamento integral das cirurgias, medicamentos e alimentação especial do cachorro. 

O vídeo do acidente não revela, com clareza, a placa do caminhão que atropela o animal, sem guia, no meio via. Não é possível concluir, a partir das imagens, se o motorista do caminhão teve consciência do atropelamento ou se o veículo é de alguma empresa que presta serviços a Mandaguari. 

Mesmo assim, a Administração Municipal busca identificar se o veículo é de alguma prestadora de serviços que atuava para o município, à época.

A pasta reforça que animais com livre acesso à rua, sem guia ou focinheira, como é o caso, podem render problemas na justiça, com riscos, inclusive, de provocar graves acidentes a seres humanos.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo informa que os munícipes podem realizar denúncias de animais soltos nas vias através do número telefônico (44) 3142-4004, contribuindo para a proteção dos animais, do meio ambiente e da segurança no trânsito.

A secretaria está à disposição para mais esclarecimentos da população em geral, de segunda a sexta, no salão do Parque da Pedreira (Rua Aroldo Ferreira, 2 - Centro), ou pelo número telefônico (44) 3142-4004.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari

Nota de esclarecimento sobre o atropelamento de um cachorro sem guia, no meio da via pública Crédito: Reprodução
Legenda: Nota de esclarecimento sobre o atropelamento de um cachorro sem guia, no meio da via pública

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   22/11/2024 16:38:21