Terça-feira, 05 de novembro de 2024
Detalhes foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde na segunda-feira (4)
Ouvir matéria
A Prefeitura de Mandaguari, por meio da Vigilância Sanitária e do Conselho Tutelar, juntamente à Polícia Militar (PMPR) e ao Ministério Público (MP-PR), realizou uma vistoria a uma comunidade terapêutica no município, na última quarta-feira (30), após receber, na semana passada, denúncias anônimas de maus-tratos e cárcere privado. Os detalhes da ação foram divulgados pela Vigilância Sanitária na tarde de segunda (4).
Durante a inspeção foram constatadas algumas irregularidades como relatos de acolhimentos forçados, presença de um interno menor de idade, ausência de descrições nas fichas individuais dos internos sobre o motivo de receber a medicação e ausência de responsável técnico. Segundo a Vigilância Sanitária, o local, descumprindo as normas vigentes, não possuía cadastro nem amostragem da qualidade da água utilizada no local.
Ao todo a comunidade terapêutica reunia 40 internos – o local tinha capacidade para 42. Com a chegada das equipes de fiscalização, nove acolhidos expressaram o desejo de deixar o local. “As pessoas que quiseram sair foram acompanhadas pela PM e pela Vigilância Sanitária até a rodoviária, onde compararam passagens para suas cidades de origem”, comenta o chefe da Vigilância Sanitária, Adriano Borges.
Já o acolhido menor de idade foi acompanhado pelo Conselho Tutelar, e os responsáveis foram acionados por servidores municipais.
A Vigilância Sanitária vai redigir um relatório que será encaminhado à Promotoria de Justiça, que tomará as medidas cabíveis.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Secretaria de Assistência Social retoma atendimentos em novo endereço
Prefeitura de Mandaguari divulga programação de Natal; veja as atrações
Mandaguari promove sarau da consciência negra com mais de 20 atrações nesta quarta-feira
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h