Quarta-feira, 06 de novembro de 2024
Medição ocorreu entre os dias 27/10 e 2/11
Ouvir matéria
A Prefeitura de Mandaguari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância em Saúde, divulgou, nesta quarta (6), a 4ª medição de 2024 do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). O balanço revela risco alto em relação à infestação do mosquito responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A medição ocorreu entre os dias 27/10 e 2/11.
A equipe da SMS percorreu aproximadamente 800 imóveis da cidade. De acordo com o resultado, foram encontrados focos do mosquito em cerca de 37 imóveis visitados, o que totaliza, aproximadamente, 4,7% do índice de infestação, valor considerado de alto risco conforme as diretrizes adotadas pelo Ministério da Saúde (MS).
Pelas normas do MS, o ideal é que o índice de infestação predial do mosquito esteja abaixo de 1% para ser considerado satisfatório. Se a taxa estiver entre 1% e 3,9% é considerado estado de alerta e; com percentual acima de 3,9%, o órgão federal classifica como risco de surto das doenças transmitidas pelo mosquito.
Segundo o chefe da Vigilância Sanitária, Adriano Borges, o balanço revela uma "situação grave": "A população precisa fazer urgentemente a parte dela, descartando corretamente o lixo, limpando e mantendo o quintal limpo. A população precisa se sensibilizar e saber que ela faz parte dos serviços de saúde pública".
O calendário de medição do LIRAa é definido pelo Governo do Estado e prevê quatro ciclos, com intervalos regulares, mas que podem ser modificados em caso de necessidade da Secretaria Estadual de Saúde.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Educação distribui senhas para matrícula do 1º ano do Ensino Fundamental na noite desta quinta
Mandaguari realiza feira livre na Praça Tiradentes, neste sábado
Mudança de endereço: Secretaria de Assistência Social suspende atendimentos entre 18 e 20/11
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h