Quarta-feira, 11 de dezembro de 2024
Ações serão retomadas no final de janeiro
Ouvir matéria
Oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Mandaguari, o tratamento contra o tabagismo auxiliou mais 18 mandaguarienses a parar de fumar neste ano. O processo, que durou cerca de 6 meses e chegou ao fim nesta semana, é resultado de ações da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), do Governo Federal.
Com atendimentos individuais e em grupos de apoio, a Administração Municipal disponibilizou, às terças e quintas, serviços prestados por oito profissionais, como médico, enfermeiros, psicólogos, farmacêutico e educadora física. Embora apenas 18 moradores tenham finalizado o tratamento, o número de inscritos, no início, era o dobro.
Segundo a prefeita Ivonéia Furtado, abandonar o hábito de fumar exige dedicação e comprometimento dos moradores. "Não é fácil. É preciso muita determinação. A equipe multidisciplinar ajuda a diminuir os sintomas da falta de cigarro e a motivar os pacientes, através, por exemplo, de acompanhamentos psicológicos”.
Conforme a coordenadora-geral da saúde mental de Mandaguari, Cristiane Lopes, ao todo três grupos foram atendidos neste ano. “A previsão é retomar o tratamento, com novos pacientes, já no início do próximo ano.”
PARA PARTICIPAR – Interessados no tratamento contra o tabagismo podem se inscrever nas UBSs de Mandaguari, de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. O tratamento será retomado no final de janeiro de 2025 – o dia ainda não foi confirmado oficialmente.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h