Árvores "sufocadas" preocupam Departamento de Meio Ambiente

Terça-feira, 28 de abril de 2020


Ouvir matéria

A Prefeitura do Município de Mandaguari, por meio do Departamento de Meio Ambiente, está realizando estudos e buscando orientar a população sobre os cuidados e plantio correto de árvores na área urbana. Neste momento, a preocupação é com o altíssimo incide de mortalidade registrada na arborização urbana.

 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Paulo Conte, o primeiro aspecto a ser melhorado é o das árvores "sufocadas" ou "enforcadas" pela colocação de cimento ou concreto nas suas raízes. “A principal causa é a ausência de um espaço mínimo de conforto para a planta que recebe pouca água, mesmo quando chove”, observa Conte, acrescentando que “temos muitos benefícios para a saúde e o meio ambiente com as árvores na área urbana, por isso temos que cuidar de todas”.

 

A secretaria adquiriu recentemente uma máquina de cortar concreto, com recursos Fundo Municipal do Meio Ambiente, que possibilita a abertura de espaço de conforto na arborização. Inicialmente no plantio e nas áreas públicas que constam na proposta elaborada pelo COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).

 

“Podemos trabalhar com calçamento em concreto ou outros autorizados nas calçadas, desde que seja respeitada a legislação que trata da acessibilidade. O restante deve ser área verde, contribuindo com a qualidade e o conforto da arborização urbana bem como evitar erosões no rio de nossa rua”, observa Conte.

 

Nas ruas e avenidas comerciais, os canteiros devem ser de no mínimo 2m² de área verde ao redor de cada árvore. Já no modelo semi-contínuo,  entre um canteiro e outro pode receber o calçamento em paver, que também facilita a drenagem das água pluviais.

 

Nas ruas residenciais o canteiro deve ser contínuo, exceto entradas de garagem e portão entrada de pessoas. “A partir de agora as árvores da cidade vão respirar, receber mais água e, com isso, não se atrofiar, se libertando a árvore do concreto", explica o secretário. Além da própria árvore o maior benefício é para a população mais próxima dela, ou seja, quem cuida, preserva um patrimônio Ambiental de valor inestimável.

 

Arborização Urbana é um termo que vem sendo utilizado com muita frequência nos últimos tempos e que, em um primeiro momento, nos remete a uma simples interpretação: plantio de árvores no meio urbano. Porém, por trás desta básica definição, existe uma grande área de estudo que ainda é pouco conhecida pela maioria. Área esta que possui princípios bem consolidados, e que vem trazendo muitas vantagens para nossas vidas.

 

Nas cidades, as árvores desempenham um papel muito importante na melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente. Entre os benefícios podemos citar: bem-estar psicológico, efeito estético, sombra para os pedestres e veículos, proteção contra o vento, diminuição da poluição sonora, redução do impacto da água de chuva, auxílio na diminuição da temperatura e preservação da fauna silvestre.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03