14/06/2017 15:22

CREAS realiza campanha de combate à violência contra pessoa idosa

Conscientização

Por meio da Secretaria de Assistência Social e Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, em parceria com o CRAS, NASF e Secretaria Municipal de Saúde será realizada a Campanha Socioeducativa referente ao “Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa”.

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

O Brasil possui hoje um conjunto de Leis e dispositivos excelentes que se baseiam nas Convenções Internacionais e que são da maior importância para fundamentar o envelhecimento saudável. No entanto, a prática está longe da teoria da mesma forma que a intenção está longe do gesto.

De acordo com o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Paulo Maldos, é possível garantir o envelhecimento saudável da população. “As pessoas idosas do nosso país merecem ser tratadas com dignidade e respeito. A violência contra esse segmento da população pode ser prevenida, de forma que as pessoas idosas tenham o direito à igualdade, à dignidade, ao respeito e usufruam de um processo de envelhecimento ativo e saudável”.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa no Munícipio de Mandaguari terá como atividade busca ativa na semana do dia 19/06 a 23/06/2017, que serão realizadas pelas técnicas do CREAS, CRAS, NASF e Agentes Comunitárias de Saúde, ação essa que acontecerá a partir de levantamento de casos de violação de direito que foram acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).

O objetivo principal desta ação é verificar junto às famílias se a situações de negligência vivenciadas no período em que as demandas chegaram para o CREAS foram superadas, sendo assim, a partir deste levantamento serão articuladas melhorias no atendimento de Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa do Município de Mandaguari.    

Por isso mobilizar é convocar vontades para atuar na busca de um propósito comum de favorecer a luta pelo combate a qualquer forma de violência contra a pessoa idosa, porque a Violência é a Violação de Direito Humano Fundamental, que na maioria das vezes constitui um dos maiores obstáculos para a realização da plena igualdade de direitos.

 

 

“RESPEITO – Direitos da Pessoa Idosa: Responsabilidade de Todos”.

 

 

Informações:

 

Secretaria Municipal de Assistência Social - SMAS / 32333630

Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS 32330294

 

A PESSOA IDOSA SEGUNDO O ESTATUTO DO IDOSO

 

A pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, segundo a Lei 10.741, de novembro de 2003.

 

O QUE SE ENTENDE POR VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA?

 

Ato único ou repetido, ou omissão que lhe cause dano ou aflição, e que se produz em qualquer relação na qual exista espectativa de confiança.

 

VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO É CRIME! DENUNCIE!

DISQUE 100

 

MINISTÉRIO PÚBLICO

3233-1028

 

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DO IDOSO

3233-2171 /3233-3630

 

CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CREAS

3233-0294

 

POLÍCIA MILITAR

3233-1824

 

POLÍCIA CIVIL

3233-1284