17/07/2017 10:37

Mandaguari terá quase o dobro de idosos em 2040

Futuro

O município de Mandaguari passará dos atuais 35.871 habitantes para 40.195 até 2040, de acordo com uma projeção do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes) divulgada na última sexta-feira (14), com um dado que chama a atenção: o município deverá ter quase o dobro de idosos daqui a 23 anos.

As projeções apontam para o aumento da população idosa e diminuição de jovens. A população de 0 a 29 anos deve passar de 40,6% em 2017 para 26% do total do Município. A população idosa, por sua vez (60 até acima dos 80 anos) passa de 17% para 33% no período, praticamente dobrando o número de pessoas nesta faixa etária. Já na faixa dos 30 aos 59 anos, haverá pouca alteração, passando dos 42,5% atuais para 41% em 2040.

E Segundo os técnicos do Ipardes, essa tendência é verificada em todo Brasil e está associada ao declínio da natalidade e à ampliação da expectativa de vida.

Os resultados são importantes para subsidiar o planejamento de políticas públicas, enfatiza Daniel Nojima, diretor de pesquisas do Ipardes. “O Paraná já tem uma população mais envelhecida que a média brasileira. Certamente o perfil do mercado de trabalho vai ter que mudar. Teremos implicações tanto para o setor educacional quanto para saúde pública, questões que precisarão ser pensadas para um planejamento futuro”, afirma.

A professora Raquel Guimarães, do departamento de economia da Universidade Federal do Paraná, que participou do trabalho, explica que as projeções do Ipardes levam em conta componentes demográficos como o estoque de população, nascimentos, óbitos e os saldos migratórios.

        

SERVIÇO

         Confira a pesquisa completa no link: http://www.ipardes.pr.gov.br/index.php?pg_conteudo=1&cod_conteudo=84