27/10/2017 10:00

Cafeicultor de Mandaguari vence concurso nacional

Qualidade

O município de Mandaguari vem se destacando todos os anos em concursos regionais, estaduais e nacionais de cafés especiais. Recentemente a empresa Yara Fertilizantes criou o Concurso NossoCafé, que premiou os produtores que utilizam o Programa Nutricional da Yara para café. E o cafeicultor mandaguariense Wagner Rosseto, venceu o concurso na categoria Café Natural, depois de passar por oito etapas classificatórias. A premiação foi realizada em Belo Horizonte (MG).

Os cafeicultores de vários estados participaram nas categorias “Café Natural” e “Café Descascado”, “Despolpado” ou “Desmucilado”. Na1ª fase de avaliação foram classificadas as amostragens quanto a fragrância e ao sabor da bebida, sendo aceitas apenas amostras de cafés tipos Estritamente mole: que apresenta, em conjunto, todos os requisitos de aroma e sabor mole, porém mais acentuado; Mole: que traz aroma e sabor agradáveis, brandos e adocicados; Apenas mole: que oferece sabor levemente doce e suave, com leve adstringência ou aspereza de paladar. Os cafeicultores que tiveram suas amostras selecionadas nesta etapa forneceram uma segunda amostra, a fim de que fossem feitas novas análises para então indicar os vencedores.

O primeiro e o segundo colocados de cada categoria terão seus lotes de café adquiridos pela empresa com valores acima dos praticados no mercado. Os melhores em cada segmento terão seu lote comprado pelo dobro do preço, além de ganharem uma viagem para conhecer o processo de produção de café especial na Colômbia; os vice-campeões receberão um valor 75% maior.

Também terão estampadas as marcas de suas propriedades em embalagens NossoCafé, que serão distribuídas em unidades da empresa no mundo inteiro. “Os produtores buscam soluções de nutrição adequadas ao cafeeiro, que colaboram para a conquista dos melhores cafés, em produtividade e qualidade final”, afirma Thiago Reis, especialista agronômico da Yara.