07/12/2017 09:40

Nota do Produtor Eletrônica será obrigatória a partir de 2018

Tecnologia

O Setor da Nota do Produtor Rural de Mandaguari está alertando os produtores rurais para que fiquem atentos, já que a partir de 1º de janeiro de 2018 todas as operações interestaduais de produtor rural deverão ser realizadas com a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica – NFP-e, sendo proibida a utilização da Nota Fiscal de Produtor Rural em papel (NFP).

“Trata-se de um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias. A NFP-e possui as mesmas atribuições da NFP em papel e validade jurídica”, explica o responsável pelo setor, Pedro Ricieri Navi. Ele acrescenta ainda que a nota eletrônica “eliminação a prestação de contas na Prefeitura e emissão poderá ser feita em qualquer lugar que possua computador com acesso à internet e impressora”.

         A emissão da NFP-e deverá ser feita pela internet no portal Receita/PR. O acesso se dá em ambiente seguro e mediante utilização de chave e senha. O cadastro de acesso ao portal Receita/PR, para emissão da NFP, é feito na página da Fazenda (www.fazenda.pr.gov.br).  Os produtores rurais obrigatoriamente precisam fazer o cadastro de usuário no portal Receita/PR para emissão da NFP-e. Importante destacar, não corra o risco de ter problemas em deixar para última hora o cadastramento no Receita/PR, pois por questão de segurança, as informações do cadastro de usuário precisam ser enviadas para a Receita Estadual confirmar e homologar o cadastro.

Para maiores informações entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC: Curitiba e região (41) 3200-5009, Demais localidades (0800-41-1528). Informações em Mandaguari (44) 3233-2662.