12/12/2017 07:54

Prefeitura testa novo pavimento para trechos críticos das estradas rurais

Inovação

A Prefeitura de Mandaguari, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, continua buscando novas soluções para atender cada vez melhor os produtores rurais do município. Um bom exemplo disso são os cuidados constantes com a manutenção das estradas rurais.

Foi pensando nesse trabalho constante e na dificuldade de manutenção destas estradas, que o município está testando um novo tipo de pavimento para recuperação e melhorias da malha rural de Mandaguari, apresentando, inclusive uma inovação em se tratando de iniciativa pública no município. Os primeiros testes estão sendo realizados na Estrada Rochedo e consistem na utilização de um material diferenciado para recuperação dos pontos mais atingidos durante as chuvas. Ao contrário do material que vem sendo usado, que é o cascalho, a equipe da Secretaria de Agricultura está utilizando o a pedra graduada. “Estudamos uma maneira de dar maior durabilidade ao trabalho que executamos e consequentemente maior condição de tráfego aos moradores destas estradas”, ressalta o secretário da pasta, Luis Felipe Cavalheiro Martvi.

O método consiste na compactação do solo, aplicação da pedra graduada, seguida da compactação. Com o trabalho, os pontos mais críticos da estrada oferecem trafegabilidade similar ao da pavimentação, não sendo atingidas drasticamente durante os dias de chuvas.

O objetivo deste novo método é o de atender os trechos atendidos serão aqueles que apresentam maior fluxo de veículos e dificuldades de manutenção durante a chuva, em especial, em extensões íngremes.