11/07/2018 08:39

Frequência escolar é tema de encontro de equipes pedagógicas

Conscientização

A Secretaria Municipal de Educação realizou no dia 3 de julho o I Encontro entre Equipes Pedagógicas da Educação Infantil e Fundamental em prol da frequência escolar, onde foram discutidas ações a fim de erradicar as faltas escolares e consequentemente elevar a qualidade da Educação.

Atualmente a Rede Municipal de Ensino enfrenta um grande vilão: as faltas escolares, acarretando diversos problemas aos alunos como, por exemplo, dificuldade de aprendizagem, indisciplina, baixa autoestima, desmotivação para a aprendizagem, prejuízo no relacionamento entre professor - aluno e aluno – aluno, evasão escolar, reprovação, dentre outros. Quando isso acontece, as consequências podem se agravar levando-o a criança ou adolescente para fora da Escola, retirando uma das possibilidades de transformação em suas vidas.

As Orientadoras Educacionais Ana Paula Serdeira da Escola Municipal Ary da Cunha Pereira e Miriam Márcia Medeiro, da Escola Municipal Walter Antunes Pereira, foram convidadas a demonstrar algumas estratégias de trabalhos que já estão sendo realizadas com os alunos e pais nas Escolas, frutos do projeto “De Volta para Escola”, vencedor do Prêmio Melhor Gestor do Paraná, no ano de 2017.

Em discussão com os participantes decidiu-se pela união dos trabalhos em prol dos direitos à Educação, já que não é possível ignorar as faltas escolares, faz-se necessário continuar e ampliar o trabalho de incentivo as crianças e adolescentes a frequentar assiduamente a escola.

“Agradecemos o empenho e dedicação de todos os professores e orientadoras educacionais da Rede Municipal, que não medem esforços para transformação da realidade com relação à frequência escolar, pois os resultados alcançados são muito importantes e significativos para o avanço da educação do nosso município”, salienta a coordenadora do projeto, Ângela Capóia de Osti.