07/12/2018 11:10

Mandaguari recebe certificado de Adesão no Seminário Nacional Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idos

Reconhecimento

Mandaguari está entre os 334 municípios brasileiros certificados como comprometidos em levar qualidade de vida aos idosos e promover o envelhecimento saudável e ativo da população. Esse é o objetivo da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Social em parceria com os ministérios da Saúde e dos Direitos Humanos, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

O município de Mandaguari a fim de cumprir o disposto no Estatuto do Idoso, ao longo dos anos vem discutindo a política municipal direcionada a esta população, conforme segue:

- Criação por meio da Lei nº 975/2015 o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso;

- Criação por meio da Lei nº 1.074/2006 o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso;

- Elaboração do Plano Municipal dos Direitos do Idoso em 2016.

O prefeito Romualdo Batista, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, assinou o termo de adesão, no dia 26 de junho de 2018, da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, proposta pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Um dos propósitos centrais desta estratégia é promover a integração de políticas públicas formuladas no âmbito federal e a intersetorialidade orientadora da ação local - estadual e municipal.

Seu foco é a população idosa inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e, complementarmente, toda a população idosa. Desta forma, nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2018, Sra. Adriana Morganiça Gariani, presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, participou do Seminário Nacional Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, com o objetivo de aprimorar as ações para os idosos. O município recebeu um Certificado em reconhecimento ao compromisso assumido com a Estratégia Brasil Amigo da pessoa Idosa. Adriana apresentou o certificado esta semana à Secretaria de Assistência Social, Gisele Knupp.

Os municípios participantes da estratégia receberão reconhecimento público por meio de “Selos Estrela” agregados a um certificado. As estrelas serão entregues aos municípios gradativamente, conforme realizem as cinco fases do programa. Após o cumprimento de todas as etapas, os municípios terão a certificação completa, com todas as estrelas, sinalizando o compromisso pleno com a população idosa.