09/01/2019 16:27

Tabloides vão auxiliar na promoção e prevenção em saúde

Conscientização

O setor de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Mandaguari, investiu na impressão de 10 tabloides sobre diferentes assuntos relacionados à saúde e o bem-estar da população. Ao todo, são 26 mil exemplares adquiridos com recursos de VigiaSUS, que serão utilizados pelas equipes de saúde em trabalhos com a comunidade.

Os tabloides, com impressão colorida e 16 páginas cada, abordam assuntos diferentes, sempre enfocando a prevenção e numa linguagem acessível e conteúdo também direcionado para as crianças. Ao assuntos abordados nas publicações são os seguintes: Drogas, Sífilis, Hepatites e HPV, Combate ao Mosquito da Dengue, Sífilis, Hanseníase, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Planejamento Familiar, Alimentação Saudável, Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e o Lixo.

“São informativos que podem ser utilizados nos mais diversos setores da Prefeitura, como o CRAS, CREAS, CAPS, Vigilância em Saúde, Epidemiologia, Meio Ambiente, entre outros” destaca o chefe da Vigilância local, o médico veterinário Adriano Rodrigues Borges.

 

VigiaSUS

O VigiaSUS é um programa estadual que visa fortalecer e qualificar as ações de Vigilância em Saúde em todos os municípios do Paraná. Parte dos recursos do programa são utilizados pelas prefeituras nas áreas de combate à dengue e outras doenças, vacinação, investigação e controle de doenças transmissíveis, vigilância sanitária, vigilância ambiental, saúde do trabalhador e ações de promoção da saúde.

O VigiaSUS é estruturado em três componentes estratégicos: 
· Incentivos financeiros aos municípios para investimentos em capital e custeio das ações de Vigilância em Saúde;

· Educação permanente voltada para os municípios e regionais de saúde com cursos de atualização e pós-graduação em Vigilância em Saúde;

· Estruturação dos serviços próprios de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde.

 

SERVIÇO

Para mais informações procure a Vigilância Sanitária do município, que está localizada na Rua Zacarias de Vasconcelos, 313. Telefone: (44) 3133-0329.