Mandaguari possui, atualmente, 7 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em que atuam 12 equipes de estratégia de saúde da família e uma equipe de Saúde da Família (eSF) atuando no meio rural:
UBS Boa Vista
Rua Antônio Maximiliano da Silva s/nº
UBS Esplanada
Rua Duque de Caxias nº 50
UBS Progresso
Rua Tadashi Utiumi s/nº
UBS Morumbi
Rua Padre Max Kalffeman s/nº
UBS Cinco Conjuntos
Rua Maria Benedita Jacomini s/nº
UBS Centro
Rua Padre Antônio Locke nº 382
UBS Vila Vitória
Rua Jorge Ramessi s/nº
O NASF é uma equipe de multiprofissionais, composta por assistente social, educador físico, nutricionista, psicóloga e fonoaudióloga, no qual trabalhamos na área da saúde ligados as 07 (sete) Unidades Básicas de Saúde diretamente com as Agentes Comunitária de Saúde. Através de matriciamento reuniões quinzenais com as ACS para detectar os casos que são abordados pelas ACS em suas visitas aos domicílios do nosso município. São passados para a equipe do NASF no qual o profissional da área exigida vai até a residência fazer a visita e fazer as orientações necessárias para o paciente, assim o profissional vai encaminha o devido paciente para os órgãos da rede, Cras, Creas, Assistência Social, Caps, Conselho Tutelar e outros. O NASF possui também grupos de atividades físicas no Jardim Progresso, Parque da Pedreira, 5 Conjuntos e Popular 1 E 2. O NASF também atende Caps, Espaço Conviver, Associação dos Aposentados, Cras e Cree com palestras e orientações. Participam também do comitê de saúde mental, porem é uma equipe que presta serviços em todas as Unidades de Saúde do Municiípio.
Contato
Telefone: (44) 3233-7652
Endereço: Rua josé Taccola, S/N – Jardim Cristina
O setor é responsável pela saúde bucal individual e coletiva da população, e atende todas as faixas etárias, melhorando assim a qualidade de vida e auto-estima dos cidadãos, reduzindo e eliminando os vetores da doença cárie, diagnosticando e tratando o câncer de boca, as doenças periodontais, endodônticas, os problemas oclusais e restauradores, realizando também as ações de prevenção e promoção de saúde bucal junto às UBSs, CMEIs, Escolas e outros órgãos de nossa cidade.
SAÚDE BUCAL
Telefones 3233-3035 e 3233-3225
A Saúde Mental vai muito além da ausência de doenças mentais; ela é uma dimensão fundamental para que o indivíduo tenha qualidade de vida. É através do cuidado com nossa mente, que aprendemos a respeitar nossos limites, manejar nossos sentimentos, lidar de forma mais assertiva com nossos conflitos, e a nos conhecer de verdade. Sabendo disso, o município de Mandaguari, conta com 5 psicólogos, distribuído pelas Unidades Básicas de Saúde, disponíveis para a realização de atendimento psicológico à comunidade.
As ações de vigilância sanitária dirigem-se, geralmente, ao controle de bens, produtos e serviços que oferecem risco à saúde da população, como alimentos, produtos de limpeza, cosméticos e medicamentos. Realizam também a fiscalização de serviços de interesse da saúde, como escolas, hospitais, unidades de saúde, consultórios diversos, clubes, academias, parques e centros comerciais, e ainda inspecionam os processos produtivos que podem pôr em risco o trabalhador e o meio ambiente.
A vigilância epidemiológica reconhece as principais doenças de notificação compulsória e investiga epidemias que ocorrem em territórios específicos. Além disso, age no controle dessas doenças específicas (hepatites, HIV, hanseníase, tuberculose, leishmaniose, chagas, etc.). Coordena investigações de óbitos no município tendo como principal objetivo o de melhorar a assistência prestada, entre outras atividades.
A Vigilância em Saúde do Trabalhador realiza estudos, ações de prevenção, assistência e vigilância aos agravos à saúde relacionados ao trabalho.
Vigilância Ambiental se dedica às interferências dos ambientes físicos. As ações neste contexto têm privilegiado, por exemplo, o controle da água de consumo humano, o controle de resíduos e controle de vetores de transmissão de doenças – especialmente insetos e roedores.
O setor de imunização está integrado a vigilância em saúde, visa contribuir para o controle ou erradicação das doenças infecto-contagiosas e imunopreviníveis mediante a vacinação sistemática da população. Realiza o controle, orientação, organização de campanhas e dispensação de vacinas para as Unidades básicas de Saúde.