Quarta-feira, 17 de maio de 2017
Ouvir matéria
O CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial) de Mandaguari promoveu nesta quarta-feira no Módulo Cultural, evento em comemoração ao dia 18 de Maio – Dia da Luta Antimanicomial com os profissionais da rede. O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta dos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental.
Este movimento faz lembrar que, como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar da cidadania.
Por esta razão o Movimento tem como meta a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamentos e formas de atenção dignas e diversificadas, de modo a atender às diferentes formas e momentos em que o sofrimento mental surge e se manifesta.
Sendo assim, os CAPS constituem a principal estratégia do processo de reforma psiquiátrica, ou seja, surgiram para substituir o modelo manicomial em prol de prestar uma atenção em saúde mental voltada ao atendimento mais humano e comunitário, negando o isolamento como prática terapêutica.
O principal objetivo do CAPS é realizar o acolhimento e a atenção às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, com o objetivo de preservar e fortalecer os laços sociais do paciente, visando produzir autonomia e convidar a pessoa com transtorno mental a ser responsável e protagonista da trajetória de seu tratamento, promovendo desta forma a reinserção social.
Fonte: Inclusão
Secretaria de Obras inicia remoção de árvores no Jardim Social; mais de 100 serão replantadas
Beneficiária do Bolsa Atleta, mandaguariense é vice-campeã do Troféu Adhemar Ferreira da Silva
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h