Terça-feira, 05 de novembro de 2019
Ouvir matéria
Acompanhados da diretora Andrea Moreira Batista e da professora de Pedagogia Empreendedora, Alvina Meireles, alunos da Escola Municipal Francisco Romagnole Júnior, visitaram o prefeito Romualdo Batista na manhã desta terça-feira (5), para entregar duas embalagens de adubo orgânico, resultado de um projeto de sustentabilidade e horta comunitário surgiu para valorizar o aluno e demonstrar sua importância na sociedade. Eles aproveitaram a oportunidade para fazer o convite para a Feira da educação Empreendedora, que será realizada na próxima sexta-feira (8).
A entrega do produto foi feita pelos alunos Caio Gabriel e Analice dos Santos de Melo, do 5º ano B e Isabelly de Oliveira Cunha. Os três explicaram ao prefeito os detalhes sobre desenvolvimento do projeto implantando de compostagem implantado este ano na escola, que atende em período integral e oferece três refeições diárias, produzindo muito lixo orgânico, que hoje é transformando em adubo utilizado na horta do estabelecimento. Cuidada pelos alunos, toda a colheita da horta é consumida durante as refeições. A água para as hortaliças é captada por um reservatório que capta água da chuva e foi construído pelos próprios alunos e professores.
“É, sem dúvida, um projeto interessante e que pode ser multiplicado no município, por isso vamos buscar essa ampliação e aproveitar essa ideia que preserva o meio ambiente, melhora a qualidade de vida das crianças e da comunidade e ainda pode gerar renda”, observou o prefeito.
Eles informaram ainda que, somente no mês de outubro último, deixaram de ir o aterro municipal cerca de 230 Kg de lixo orgânico. “Com esse projeto reaproveitamos a água da chuva e o material orgânico em nossa composteira, fortalecendo a relação entre escola e comunidade, deixando que os mesmos participem do preparo da horta e da compostagem. Assim diminuímos o impacto ambiental, desenvolvemos nos alunos atitudes de cuidado e consciência e estimulamos a participação de pais, alunos, professores, funcionários e ex-alunos na escola”, explica a diretora.
De acordo com a professora Alvina, “demais professore também estão aderindo ao projeto e separando o lixo orgânico e levando para a escola”. Atualmente o adubo, que que recebeu o nome de Forgan é utilizado na horta e o excedente é repassado para pequenos produtores rurais do município. O nome foi escolhido através de um concurso realizado entre os alunos e significa Forte e Orgânico.
O projeto faz parte de uma ação do Sebrae denominada Educação Empreendedora e que é realizado em parceria com a Secretaria de Educação e as escolas da rede municipal de ensino, contando ainda com a assistência da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do município.
FEIRA
Durante a visita alunos m, professora e diretora convidaram o prefeito e a comunidade para a Feira Jovem Empreendedor – Primeiros Passos, que será realizada na próxima sexta-feira, a partir das 19h30 nas dependências da escola. A feira também tem a parceria do Sebrae.
Administração Municipal Inaugura quadra poliesportiva coberta na Escola Municipal Bom Pastor
Prefeitura de Mandaguari inaugura construção da quadra da Escola Bom Pastor nesta terça (4)
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h