Quinta-feira, 28 de novembro de 2019
Ouvir matéria
Com o objetivo de apresentar e discutir a minuta do contrato de programa a ser celebrado entre o município de Mandaguari e a Sanepar, foi realizada na noite desta quarta-feira, 27 de novembro, audiência pública no plenário da Câmara Municipal. Participaram do evento representantes da empresa estatal, dos poderes Executivo e Legislativo e da comunidade.
Desde o início das discussões entre a Prefeitura e a Sanepar em torno da renovação do contrato de concessão dos serviços de água e esgoto, a administração municipal e a sociedade civil organizada relutaram em aceitar a proposta inicial de investimentos feita pela companhia, que realizou um novo estudo, que foi apresentado durante reunião realizada recentemente no Gabinete do prefeito Romualdo Batista, na presença de lideranças locais e representantes da estatal.
A nova proposta apresentada durante a audiência pública, que prevê investimentos de cerca de R$ 138 milhões a médio prazo, foi bem aceita pelos participantes do encontro. No entanto, para que a renovação seja concretizada, será necessária a aprovação do Conselho Diretor da Sanepar. O segundo passo será promover a alteração no PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico), seguido de audiência pública e posterior apreciação e votação na câmara Municipal.
De acordo com a proposta o município, que hoje conta com cerca de 70% de cobertura da rede de esgoto sanitário, passaria para 75% até 2020, 84% em 2022 e cerca de 90% até 2029. Com relação à água tratada, a cobertura no município hoje é de 100%.
A validade do contrato – se concretizado – será de 30 anos e numa nova modalidade que, ao invés de concessão, será de programa, o que garante às partes discutir mudanças e até rompimento. Por outro lado, um comitê será formado para discutir e avaliar o andamento do contrato de quatro em quatro anos.
O conjunto de obras da rede de esgoto, prevê também a implantação de estações elevatórias, que beneficiarão regiões ainda não atendidas pelo serviço, além de ampliação do abastecimento de água do município.
Secretaria de Obras inicia remoção de árvores no Jardim Social; mais de 100 serão replantadas
Beneficiária do Bolsa Atleta, mandaguariense é vice-campeã do Troféu Adhemar Ferreira da Silva
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h