Segunda-feira, 01 de fevereiro de 2021
Ouvir matéria
“Uma medida adicional na resposta ao enfrentamento da doença, considerada de emergência em saúde pública de importância internacional, mediante ações de vacinação nas três esferas de gestão”. É o que está escrito nas primeiras linhas do Plano de Ação Municipal de Vacinação Contra a Covid-19, divulgado pela Secretaria de Saúde do município, por meio das ações da Vigilância em Saúde.
O plano foi elaborado por conta da chegada das primeiras doses de vacina no primeiro trimestre de 2021, seguindo as orientações do Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Neste no, considerando os grupos prioritários, o município pretende vacinar cerca de 10 mil pessoas. Trata-se de uma estimativa, ou seja, é preciso levar em conta que a distribuição das doses ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada.
Entre os objetivos específicos do plano, está o de seguir a definição de grupos prioritários para vacinação estabelecidos pelo Ministério da Saúde, além de organizar fluxos e prever logística para recebimento, armazenamento e distribuição de vacinas e insumos.
O plano prevê o monitoramento dos eventos pós-vacinação, seguindo o que está disposto no Protocolo de Vigilância Epidemiológica e Sanitária de Eventos Adversos Pós-Vacinação (VEAPV), elaborado pelo Ministério as Saúde, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Além dos grupos prioritários e seus quantitativos, o plano também apresenta a definição de trabalhadores de saúde que atuam em serviços de saúde, em conformidade dom o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNI/MS,2021, 2ª Edição).
O Plano está devidamente divulgado no banner exclusivo para informações acerca da Covid-19, no site da Prefeitura do Município de Mandaguari (http://www.mandaguari.pr.gov.br/index.php?sessao=28ixb0&id=1682).
CONFIRA O PLANO NO DOCUMENTO ANEXO
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h