PARCERIA

Família Acolhedora busca apoio das comunidades religiosas

Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025

As comunidades religiosas são vistas como parceiros locais importantes na divulgação do serviço


Ouvir matéria

A coordenação e técnicos do programa Família Acolhedora de Mandaguari, realizaram esta semana um café com os líderes religiosos do município, para apresentar o serviço e buscar firmar parcerias com as comunidades religiosas. O evento foi realizado na manhã da última quinta-feira (4) e contou com as presenças da prefeita, Ivonéia Furtado, do secretário de Assistência Social, Alisson Pavan Lopes Barboza e do promotor de justiça da comarca, Erick Leonel Barbosa da Silva.

 

De acordo com Erivelto Aparecido da Silva Júnior, coordenador de Divisão Socioassistencial do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora SFA), “a parceria entre os programas de família acolhedora e as comunidades religiosas é uma estratégia ativa e comum utilizada para mobilizar e recrutar novas famílias acolhedoras”. 

 

As comunidades religiosas são vistas como parceiros locais importantes na divulgação do serviço, pois possuem grande capilaridade e credibilidade em suas congregações, podendo identificar famílias com o perfil e a disponibilidade necessários para o acolhimento temporário. 

 

Família Acolhedora

 

O programa Família Acolhedora é um serviço, respaldado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que oferece proteção temporária a crianças e adolescentes afastados de suas famílias de origem por medida judicial. 

 

O objetivo é garantir atenção individualizada e convivência familiar e comunitária em um ambiente seguro, até que a criança ou adolescente possa retornar à sua família de origem ou, na impossibilidade, ser encaminhado para adoção.

 

As famílias acolhedoras oferecem afeto e cuidado, mas devem ter clareza de que o vínculo é temporário e não de filiação, o que é crucial para o sucesso do programa.

 

As famílias cadastradas recebem acompanhamento contínuo da equipe técnica do SFA, que oferece suporte psicossocial e orientação durante todo o processo.

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   03/02/2026 13:38:44