A Secretaria

Secretaria Municipal de Assistência Social 

A Assistência Social é uma Politica Pública, ou seja, um direito de todo cidadão que dela necessitar. Está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que está presente em todo o Brasil. Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos que se constituem como apoio aos indivíduos, famílias e para a comunidade no enfrentamento de suas dificuldades.

Sistema Único de Assistência Social - SUAS

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

O SUAS organiza as ações da assistência social em dois tipos de Proteção Social: a primeira é a Proteção Social Básica (CRAS), destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial (CREAS), destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros.

No SUAS também há a oferta de Benefícios Assistenciais, prestados a públicos específicos de forma integrada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade. Também gerencia a vinculação de entidades e organizações de assistência social ao Sistema, mantendo atualizado o Cadastro Municipal de Entidades e Organizações de Assistência Social e concedendo suas Certificações junto aos Conselhos Municipais. 

 

Endereço: Avenida Amazonas, nº 500 – centro

CEP: 86975-000 - Mandaguari - Paraná

Telefone: (44) 3233-8426 e (44) 3233-8417

e-mail: assistencia.social@mandaguari.pr.gov.br

Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira das 07:30 às 11:30 e das 13 às 17 horas

Notícias

Proteção Social Básica

Proteção Social Especial - Média Complexidade

Proteção Social Especial - Alta Complexidade

Cadastro Único

O Cadastro Único é um instrumento de identificação socioeconômica que o governo utiliza para selecionar famílias de baixa renda para participarem de políticas e programas sociais.

 É através dele que as famílias têm a possibilidade de ingressarem em programas sociais promovidos pelo Governo Federal, tais como:

  • Benefício de Prestação Continuada BPC - https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acoes-e-programas/assistencia-social/beneficios-assistenciais-1/beneficio-assistencial-ao-idoso-e-a-pessoa-com-deficiencia-bpc
  • Carteira do Idoso - http://mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/beneficios-assistenciais/carteira-do-idoso
  • Isenção da Taxa de Concursos Públicos - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/decreto/d6593.htm
  • Programa Luz Fraterna - https://www.copel.com/hpcopel/root/nivel2.jsp?endereco=%2Fhpcopel%2Froot%2Fpagcopel2.nsf%2Fdocs%2FD785E0FBA95484BC032573F7006837AF
  • Programa Bolsa Família - https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acoes-e-programas/bolsa-familia
  • Tarifa reduzida para contribuição a Donas(os) de Casa - https://www.gov.br/previdencia/pt-br/assuntos/noticias/previdencia/servicos/inclusao-donas-de-casa-de-baixa-renda-e-empreendedores-individuais-possuem-aliquota-reduzida-de-contribuicao
  • Tarifa Social da Energia - https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/secretarias/energia-eletrica/tarifa-social-de-energia-eletrica-1

  Além de programas do Governo Estadual, tais como:

  • Programa Estadual Leite das Crianças - http://www.leitedascriancas.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1
  • Programa Nossa Gente Paraná - https://www.justica.pr.gov.br/Pagina/Programa-Nossa-Gente-Parana#
  • Tarifa Social da SANEPAR - https://site.sanepar.com.br/clientes/tarifa-social-da-sanepar

Mas é importante lembrar que realizar o CADASTRO ÚNICO não significa tornar-se beneficiário dos programas oferecidos pelo Governo Federal. Após o Cadastro, os dados fornecidos pelo responsável familiar, são encaminhados para o Governo para passarem por uma análise. E a partir dos dados fornecidos ao Cadastro Único que o Governo Federal selecionará as famílias que se enquadram dentro dos programas conforme os critérios estabelecidos para concessão de cada beneficio. Cabe salientar ainda que uma vez realizado o CadÚnico, independente do programa deve-se manter o cadastro sempre atualizado da informações referente a composição familiar e renda.

  Documentos Necessários para fazer o Cadastro Único

  • RG
  • CPF
  • Carteira de Trabalho
  • Certidão de Nascimento
  • Certidão de Casamento
  • Comprovante de Residência
  • Comprovante de Renda (Holerite, extrato de pagamento de aposentadoria/beneficio)

Atenção trazer, os documentos de TODOS que residem na casa!!

  Horários de atendimento do Setor de Cadastro Único

  •   Segunda e Terça-feira: Atendimento das 07h30min às 11h30min das 13h00min às 17h00min para beneficiários do Programa Bolsa família e para realização de Cadastro Único para o Programa do Leite.
  •   Quarta e Quinta-feira: Atendimento com horário agendado, para primeiro Cadastro Único, ou recadastro de Tarifa Social de Água, Energia, BPC e outros.
  •   Sexta feira: Não realizamos atendimentos, pois fazemos visitas domiciliares e realizamos atividades internas.

  Telefone: (44) 3133 9595

  Endereço: Rua João Ernesto Ferreira, nº 435 – Centro (no prédio onde era a Escola Arco Íris/Alfa)

  Coordenadora: Rosinéia Gomes de Freitas

Organizações da Sociedade Civil

Serviço de Média Complexidade

Serviço de Aprendizagem

Serviço de Acolhimento Institucional

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Doações