A Secretaria

Esta Secretaria tem por objetivo a conservação e preservação do Meio Ambiente por meio de práticas sustentáveis, bem como o combate à poluição em qualquer uma de suas formas. Visa, também, o estímulo ao Desenvolvimento Econômico, apoiando iniciativas particulares e públicas, além de buscar a minimização do desemprego. Outra finalidade a que se propõe é o incentivo ao Turismo, a partir da promoção de atividades e projetos afins.

Endereço: Avenida Amazonas, 500 – CEP 86975-000

Telefone: (44) 3233-8433

Responsável: Paulo Antonio Conte 

Notícias

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

CITE - Centro de Inovação Tecnológica e de Empreendedorismo.

Temos uma parceria com a UFPR e FAFIMAN, buscando a constituição de um espaço que será um ambiente de transferência tecnológica da Instituição de Ensino para as Empresas. Esse espaço também poderá servir como Incubadora de Empresas.

teste

Pedagogia Empreendedora

Através da parceria do SEBRAE com o Programa Cidade Empreendedora, apoiamos a educação de nosso Município, auxiliando Professores e Alunos a empreender uma Cultura Empreendedora.

teste

Sala do Empreendedor

Temos uma parceria com o SEBRAE através do programa Cidade Empreendedora, buscando melhor atender, em especial, o MEI – Micro Empreendedor Individual.

teste

Microcrédito

Também temos um programa de Microcrédito em parceria com o FOMENTO PARANÁ. Oferecemos orientação, treinamento e apoio para os pequenos empresários tomarem boas decisões.

Agência do Trabalhador

Desenvolve, em parceria com empresários e trabalhadores, oportunidade de trabalho e renda, intermediando mão de obra, emitindo carteiras de trabalho, de identidade (RG), de idoso e seguro desemprego, além de apoiar desempregados no aprimoramento profissional através de formações.

teste

Empresa Fácil

Com apoio técnico do SEBRAE dentro do Programa Cidade Empreendedora, buscamos auxiliar os profissionais de Contabilidade na liberação célere dos Alvarás pertinentes.

teste

Desenvolvimento Humano

Através de parceria com SEBRAE, SENAC, SENAI, UFPR, UEM, FAFIMAN, ACEMAN, ARD, etc, desenvolvemos diversos cursos, treinamentos, capacitações, palestras, rodada de negócios, buscando libertar, através do conhecimento, pessoas que desejam estar melhor preparadas para servir seus clientes, bem como estreitar relacionamentos e negócios.

teste

Tecnologia

Aplicativo PETIS, termo de compromisso entre a empresa PETIS e o Município, visando recepcionar informações dos animais e seus tutores, bem como comunicar de forma rápida e oferecer serviços públicos sempre que disponível.

teste

MEIO AMBIENTE

Programa de Bem-Estar Animal

O Programa de Bem-Estar Animal desenvolve ações de: cuidados de animais não tutorados, acidentados e doentes; controle populacional através de castrações; educação de posse responsável; doações; etc.

 

O Centro de Bem-Estar Animal do município de Mandaguari foi criado para o atendimento da população no âmbito animal e oferece serviços como o recebimento de denúncias de maus tratos animais, cadastramento e organização da fila para a castração dos animais, ações de conscientização e projetos educativos de posse responsável para alunos da educação infantil, além de disponibilizar animais para adoção da população.

O espaço físico das Baias é destinado para acolher animais em situação de rua e que necessitem de cuidados veterinários, conforme triagem e capacidade do local.  Entendemos que o recolhimento de animais saudáveis, não soluciona a superpopulação e não traz bem-estar aos animais.

Referente aos grandes animais, o local está sendo utilizado para o recebimento de animais apreendidos por estarem em desacordo com as leis municipais.

O local também está preparado para receber carcaças de cães e gatos, após pagamento de preço público, para a correta destinação, em acordo com a legislação de Proteção do Meio Ambiente (Lei nº 2961/2017).

Atendemos das 08:00 às 11:00 hrs e 14:00 às 16:00 hrs, localizado na Estrada Velha, sem número, na saída para Jandaia do Sul, ao lado da Pista de Esportes Radicais.

Telefone: (44) 9 9116-6434

E-mail: bemestaranimal@mandaguari.pr.gov.br.

Programa de Proteção e Desenvolvimento Ambiental

Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas. Mauris imperdiet mauris lacus, in malesuada neque mollis at. Nam viverra accumsan odio, ut pretium odio varius vel. Cras vulputate fermentum justo, tempor venenatis sem sodales id. Etiam malesuada, diam a convallis vehicula, ipsum dolor mollis lectus, sed scelerisque enim leo ut nisl. Aliquam egestas nunc id vestibulum mattis. Nulla finibus, purus sed aliquet dapibus, mauris nunc faucibus elit, at aliquam turpis orci id nisl. Cras lobortis dui ut elementum tincidunt. Morbi vel est a ante feugiat.

Educação Ambiental

Programa de Manejo da Arborização

Em análise do Poder Legislativo para aprovação.

Fundos de Vale

SE PA RE

O Projeto SEPARE é composto por palestras educativas e orientativas sobre educação ambiental nas escolas, por matérias específicas na grade curricular da rede de ensino municipal, além de propaganda gráfica e audiovisual (carro de som, panfletos, sinalizações, etc). O contrato com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Mandaguari – ACAMAN, tem o objetivo de coletar, triar e destinar materiais recicláveis, buscando desenvolver responsabilidade social, ambiental e econômica.

Endereço: Rua Pedro Alves Madeira, 84 - CEP 86975-000

Telefone: (44) 9 9804-8336 / (44) 3133-3344

E-mail: acamanmdg@gmail.com

Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Em fase de elaboração, para posterior análise do Poder Legislativo para aprovação.

Plano Municipal de Saneamento Básico

Em análise do Poder Legislativo para aprovação.

Legislação Ambiental

Legislação Federal

Legislação Estadual

Legislação Municipal

Denúncia Ambiental

Os munícipes podem entrar em contato com esta Secretaria através dos seguintes meios de comunicação:

Telefone: (44) 3233-8433

E-mail: meioambiente@mandaguari.pr.gov.br

Além disso, é IMPRESCINDÍVEL a abertura de Protocolo no Paço Municipal para o devido andamento das medidas cabíveis.

TURISMO

Parque da Pedreira

Ponto turístico do município que oferece oportunidade de lazer e saúde à todos os visitantes.

Pescaria no Parque

O Calendário Anual de Pescaria proporciona, aos Aposentados e ao Público em Geral, uma atividade diferenciada de lazer no Parque da Pedreira, estimulando o turismo municipal.

Pescaria no Parque

O Calendário Anual de Pescaria proporciona, aos Aposentados e ao Público em Geral, uma atividade diferenciada de lazer no Parque da Pedreira, estimulando o turismo municipal.