A Secretaria

Esta Secretaria tem por objetivo a conservação e preservação do Meio Ambiente por meio de práticas sustentáveis, bem como o combate à poluição em qualquer uma de suas formas. Visa, também, o estímulo ao Desenvolvimento Econômico, apoiando iniciativas particulares e públicas, além de buscar a minimização do desemprego. Outra finalidade a que se propõe é o incentivo ao Turismo, a partir da promoção de atividades e projetos afins.

Endereço: Salão do Parque da Pedreira, Rua Aroldo Ferreira, s/nº, Centro – CEP 86975-000

Telefone: (44) 3142-4004

Responsável: Eliane do Rossio Rodrigues Garcia

Notícias

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

CITE - Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo

Temos uma parceria com a UFPR e FAFIMAN, buscando a constituição de um espaço que será um ambiente de transferência tecnológica da Instituição de Ensino para as Empresas. Esse espaço também poderá servir como Incubadora de Empresas.

Educação Empreendedora

Através da parceria do SEBRAE com o Programa Cidade Empreendedora, apoiamos a educação de nosso Município, auxiliando Professores e Alunos a empreender uma Cultura Empreendedora.

Sala do Empreendedor

Temos uma parceria com o SEBRAE através do programa Cidade Empreendedora, buscando melhor atender, em especial, o MEI – Micro Empreendedor Individual.

Telefone: (44) 3142-4003

WhatsApp (apenas mensagens): (44) 9 9162-8699

Responsável: Felipe Paiva

Microcrédito

Também temos um programa de Microcrédito em parceria com o FOMENTO PARANÁ. Oferecemos orientação, treinamento e apoio para os pequenos empresários tomarem boas decisões.

ATENÇÃO: Os atendimentos estão sendo realizados apenas com horário agendado.

Telefone: (44) 3142-4003

WhatsApp (apenas mensagens): (44) 9 9162-8699

Responsável: Beatrys Serpa

Agência do Trabalhador

Desenvolve, em parceria com empresários e trabalhadores, oportunidade de trabalho e renda, intermediando mão de obra, emitindo carteiras de trabalho, de identidade (RG), de idoso e seguro desemprego, além de apoiar desempregados no aprimoramento profissional através de formações.

Endereço: Rua Romário Martins esquina com Rua Pe. Antonio Lock - CEP 86975-000

Telefone: (44) 3233-3132 / (44) 3233-5643

Empresa Fácil

Com apoio técnico do SEBRAE dentro do Programa Cidade Empreendedora, buscamos auxiliar os profissionais de Contabilidade na liberação célere dos Alvarás pertinentes.

Desenvolvimento Humano

Através de parceria com SEBRAE, SENAC, SENAI, UFPR, UEM, FAFIMAN, ACEMAN, ARD, etc, desenvolvemos diversos cursos, treinamentos, capacitações, palestras, rodada de negócios, buscando libertar, através do conhecimento, pessoas que desejam estar melhor preparadas para servir seus clientes, bem como estreitar relacionamentos e negócios.

 

Um exemplo é o Programa Capacita Mandaguari, maior programa de capacitação da história do município, que, através desta Secretaria, ofertou à mais de 160 munícipes os cursos profissionalizantes de: Aperfeiçoamento em Processos de Soldagem; Pintura Decorativa; Mecânico Intermediário de Bike; Mecânico de Veículos Leves; Desenvolvimento de Aplicativos; Aperfeiçoamento em Serralheria; Projeto e Dimensionamento de Sistemas Fotovoltaicos com Solergo; Instalação de Geradores de Energia Solar Fotovoltaico; e, Pedreira de Alvenaria (exclusivo para mulheres).

Tecnologia

Aplicativo PETIS, termo de compromisso entre a empresa PETIS e o Município, visando recepcionar informações dos animais e seus tutores, bem como comunicar de forma rápida e oferecer serviços públicos sempre que disponível.

InovUp - Rede de Inovação

A InovUP chegou e faz um convite a você!

Por meio de uma ação colaborativa do SEBRAE, da FAFIMAN e do CITE/UFPR/JA está nascendo a rede de inovação  InovUp.

A InovUp é uma rede colaborativa que visa fomentar o desenvolvimento de ações de inovações e empreendedorismo no eixo Mandaguari-Jandaia do Sul e seu entorno. 
Entre os objetivos de sua criação está o ideal de construir um espaço formativo em inovação e empreendedorismo, por meio de um trabalho interativo entre os membros, como trocas ideias, aprendizados, motivações e network. Toda esta ação colaborativa visa auxiliar cada participante a desenvolver um dos mais cobiçados comportamentos pelo mercado: o empreendedorismo.

Uma das primeiras ações da rede InovUp é o programa Startup Garage, um programa de formação em empreendedorismo que será ofertado no segundo semestre de 2020.

Acesse o link abaixo, conheça, participe!

https://forms.gle/mWCAXwCpdCYcmrLm9

#SuaRealizaçãoÉaNossaMotivação

MEIO AMBIENTE

Programa de Bem-Estar Animal

O Programa de Bem-Estar Animal desenvolve ações de: cuidados de animais não tutorados, acidentados e doentes; controle populacional através de castrações; educação de posse responsável; doações; etc.

 

O Centro de Bem-Estar Animal do município de Mandaguari foi criado para o atendimento da população no âmbito animal e oferece serviços como o recebimento de denúncias de maus tratos animais, cadastramento e organização da fila para a castração dos animais, ações de conscientização e projetos educativos de posse responsável para alunos da educação infantil, além de disponibilizar animais para adoção da população.

O espaço físico das Baias é destinado para acolher animais em situação de rua e que necessitem de cuidados veterinários, conforme triagem e capacidade do local.  Entendemos que o recolhimento de animais saudáveis, não soluciona a superpopulação e não traz bem-estar aos animais.

Referente aos grandes animais, o local está sendo utilizado para o recebimento de animais apreendidos por estarem em desacordo com as leis municipais.

O local também está preparado para receber carcaças de cães e gatos, após pagamento de preço público (Decreto Municipal nº 545/2022), para a correta destinação em acordo com a Política Municipal do Meio Ambiente (Lei Complementar nº 3.700/2022).

Atendemos das 08:00 às 11:00 hrs e 14:00 às 16:00 hrs, localizado na Estrada Panorama, sem número, na saída para Jandaia do Sul, ao lado da Pista de Esportes Radicais.

Telefone: (44) 3112-4710 | (44) 9 9168-3468

E-mail: bemestaranimal@mandaguari.pr.gov.br.

Programa de Proteção e Desenvolvimento Ambiental

O Programa de Proteção e Desenvolvimento Ambiental visa a conservação de ecossistemas, bem como a manutenção destes, seja por meio de iniciativa pública ou privada.

A proteção ambiental pode ser feita a partir da criação e manutenção de Unidades de Conservação (UC), as quais podem ser categorizadas como Estação Ecológica, Reserva Biológica, Parque Nacional, Monumento Natural, Refúgio de Vida Silvestre, Área de Proteção Ambiental (APA), Área de Relevante Interesse Econômico (ARIE), Floresta Nacional, Reserva Extrativista, Reserva de Fauna, Reserva de Desenvolvimento Sustentável e Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), além de outras modalidades de proteção como Mata Ciliar, Fundo de Vale, etc.

Estas áreas possuem capacidade de serem usadas para o desenvolvimento sustentável, especialmente por se tratarem de refúgios ecológicos e proteção de ecossistemas de importância local ou regional. Estes sistemas ecológicos permitem a preservação de mananciais de abastecimento para as cidades, além de constituírem corredores ecológicos para animais silvestres. O ICMS Ecológico captado nestas áreas é um fator compensatório de interesse ambiental local e/ou regional.

Educação Ambiental

Programa Mandaguari Recicla 100%

Instituído pela Lei Municipal nº 3.859/2023, este programa tem como objetivo promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente, trabalhando especialmente com a reciclagem.

Programa de Manejo da Arborização

Em análise do Poder Legislativo para aprovação.

MEIs
Credenciadas

Fundos de Vale

SE PA RE

O Projeto SEPARE é composto por palestras educativas e orientativas sobre educação ambiental nas escolas, por matérias específicas na grade curricular da rede de ensino municipal, além de propaganda gráfica e audiovisual (carro de som, panfletos, sinalizações, etc). O contrato com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Mandaguari – ACAMAN, tem o objetivo de coletar, triar e destinar materiais recicláveis, buscando desenvolver responsabilidade social, ambiental e econômica.

Endereço: Rua Pedro Alves Madeira, 84 - CEP 86975-000

Telefone: (44) 9 9731-3408 / (44) 3133-3344

E-mail: acamanmdg@gmail.com

Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Em fase de elaboração, dentro do eixo de Resíduos Sólidos no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Acompanhe!

Plano Municipal de Saneamento Básico

Este plano de fundamental importância compreende 4 eixos principais, sendo eles: Abastecimento de Água; Esgotamento Sanitário; Residuos Sólidos; e, Drenagem Pluvial. Está em revisão e você pode acompanhar aqui.

Legislação Ambiental

Legislação Federal

Legislação Estadual

Legislação Municipal

Denúncia Ambiental

Os munícipes podem entrar em contato com esta Secretaria através dos seguintes meios de comunicação:

Telefones: (44) 3142-4004

E-mail: meioambiente@mandaguari.pr.gov.br

Além disso, é IMPRESCINDÍVEL a abertura de Protocolo, no Paço Municipal ou no site da Prefeitura, para o devido andamento das medidas cabíveis.

TURISMO

Parque da Pedreira

Ponto turístico do município que oferece oportunidade de lazer e saúde à todos os visitantes.

Pescaria no Parque

O Calendário Anual de Pescaria está SUSPENSO em 2021, tanto aos Aposentados quanto ao Público em Geral, devido à pandemia do COVID-19. Portanto, NÃO HAVERÁ Pescaria enquanto persistir a situação de emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus.

Pescaria no Parque

O Calendário Anual de Pescaria está SUSPENSO em 2021, tanto aos Aposentados quanto ao Público em Geral, devido à pandemia do COVID-19. Portanto, NÃO HAVERÁ Pescaria enquanto persistir a situação de emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus.

Pico de Mandaguari

Localizado nas proximidades da BR-376, ao lado direito desta rodovia no sentido Jandaia do Sul, o Ponto Mais Alto do Município está à 800 metros sobre o nível do Mar!

Programa Conheça os Caminhos de Mandaguari

Idealizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, este programa possui três etapas, sendo:

1ª Etapa - Palestras nas Escolas Municipais, para apresentação dos pontos turísticos de Mandaguari;

2ª Etapa - Visitas em alguns do pontos turísticos municipais, de acordo com cronograma a ser definido com as Escolas Municipais das turmas participantes;

3ª Etapa - Concurso de desenhos com as turmas participantes, onde a ideia é registrar através da arte o ponto turístico da cidade que mais agrada a cada um dos alunos. Após a apresentação, será escolhido um desenho vencedor por Escola, recebendo o aluno ganhador uma premiação (a ser definida).

O intuito/objetivo do programa é desenvolver em nossas crianças e suas famílias: o anseio de desbravar os atrativos turísticos do Município; o respeito e o cuidado com cada um destes locais; e, principalmente, o orgulho de ser Mandaguariense ao divulgar as belezas de sua cidade.