A Secretaria

CONSULTA DE EXAMES

Consulta de Exames Por CPF, CNS e Número de Protocolo

Consulta de Agendamentos por Especialidade

Consulta de Agendamentos por Profissional e Especialidade

Consulta de Agendamentos por Profissional, Especialidade e Procedimento

 

 

 

 

Mais informações

Telefone: (44) 3233-3035
Email: juridico.saude@mandaguari.pr.gov.br
Endereço: Rua Zacarias de Vasconcelos, 382, - Centro

Horário de atendimento: das 07h00min ás 11h30min e das 13h00min às 17h00min.
 

ANE CAROLINE RODRIGUES MIRANDA LUCENA
Secretária Municipal de Saúde

 

Notícias

Farmácia Municipal

Como funciona o serviço

O atendimento na Farmácia Municipal é destinado a pacientes usuários do Sistema Único de Saúde de Mandaguari. Desta forma, qualquer paciente que se dirigir à Farmácia Municipal portando receituário do SUS, RG e Cartão Nacional de Saúde-CNS receberá o medicamento, caso esteja na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais-REMUME. Caso o medicamento não esteja na REMUME, mas seja fornecido por outro Componente da Assistência Farmacêutica ou Programa do Ministério da Saúde, o paciente será devidamente orientado sobre a forma de receber o medicamento gratuitamente.

O atendimento é por ordem de chegada, por meio de senha, que pode ser retirada das 8h às 16h30.

Os pacientes vinculados ao CEAF (Componente Especializado da Assistência Farmacêutica) têm seu atendimento agendado, não necessitando de senha, pois serão atendidos de acordo com o agendamento pré definido, visando reduzir o tempo de espera e evitar aglomerações na Farmácia Municipal.

Profissionais responsáveis (nome e função/cargo)

Thayla Regina Mortean Delaporte (Farmacêutica): Diretora Técnica da Central de Abastecimento Farmacêutico
Alexandre Batistão (Farmacêutico): Diretor Técnico da Farmácia Municipal
Silvia Cristina Mangucci Carnelossi (Farmacêutica): Assistente Técnico da Farmácia Municipal
Juliana Suniga de Oliveira (Farmacêutica): Assistente Técnico da Farmácia Municipal

Lista dos medicamentos a serem fornecidos pelo SUS: 

Clique e acesse a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume) 2021


Clique e acesse a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) 2022

Como obter medicamentos de alto custo

Os medicamentos de alto custo, integrantes do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica - CEAF, podem ser obtidos por meio do preenchimento de formulário de solicitação específico, que pode ser retirado nesta Farmácia Municipal, na Farmácia da Regional de Saúde, diretamente no consultório médico ou ainda pelo site da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná pelo link https://api.saude.pr.gov.br/governo-digital/farmacia/consulta, onde podem ser consultados todos os medicamentos e documentos necessários para a solicitação.

Caso o paciente venha diretamente à Farmácia Municipal, receberá todas as orientações acerca da documentação necessária para solicitação caso o paciente se enquadre nos critérios de inclusão definidos pelos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde.

Após o preenchimento da solicitação pelo médico, o paciente a entregará diretamente na Farmácia Municipal, juntamente com os exames necessários e cópia dos documentos pessoais, para que o processo seja encaminhado para a Regional de Saúde.

A dispensação ocorrerá diretamente na Farmácia Municipal, mediante recebimento dos medicamentos que são encaminhados pelo Governo Federal e Estadual, responsáveis pelo fornecimento dos medicamentos desse Componente da Assistência Farmacêutica.

FARMÁCIA MUNICIPAL
Quando segunda a sexta-feira, das 8h às 17h 
Onde Rua Jandira Teles de Souza, 2115A, Mandaguari 
 

Pronto Atendimento Municipal

O Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Mandaguari é o serviço responsável pela prestação de atendimento médico na esfera da urgência e emergência, com atendimento ininterrupto de 24h, de segunda à segunda. Os atendimentos no PAM compreendem consultas médicas para atendimento e avaliação de urgências e emergências, exames de radiografia, exames laboratoriais, atendimento com observação (9 leitos), procedimentos de enfermagem (verificação de sinais vitais, curativos, inalação/ nebulização, administração de medicamentos, vacinação de emergência, esterilização, sondagens, eletrocardiograma, entre outros), oxigenioterapia emergencial, sutura, serviço de transporte de paciente acamados intra/inter hospitalares e cadastramento de casos de maior complexidade em central de leitos estadual.

PRONTO ANTENDIMENTO MUNICIPAL 
Onde 
Rua Elias Alexandre, s/n – Parque das Indústrias
Telefone (44) 3233-3221

 

Serviço Social de Saúde

O setor de serviço social tem por objetivo atuar diretamente nos determinantes sociais vindos das expressões da questão social que levam o indivíduo ao adoecimento, pensando de forma estratégica para que a população usuária do serviço SUS tenham o acesso garantido ao direito a saúde.

O setor de serviço social da Secretaria Municipal de Saúde de Mandaguari, é responsável pelo desenvolvimento dos seguintes serviços ofertados à população: Cadastramento para recebimento de fraldas geriátricas destinadas a pacientes idosos em situação de vulnerabilidade social e agravos em saúde; Cadastramento para recebimento de dietas especiais destinadas a pacientes idosos em situação de vulnerabilidade social e agravos em saúde; Cadastramento para recebimento de fórmulas infantis destinadas a crianças em situação de vulnerabilidade social e agravos em saúde; Cadastramento para serviço de oxigenoterapia domiciliar  e  ventilação mecânica não invasiva destinada a pacientes em situação de agravo em saúde; Emissão de pareceres sociais para liberação de tratamento fora do domicílio (TFD); Assessoramento no sistema de transferência e recebimento de pacientes em sistema de homecare multiprofissional; Assessoramento na elaboração de fluxos operacionais e participação em comissões de trabalho multiprofissionais em saúde, comitês, estudos de caso e congêneres; Acolhimento e encaminhamento de pessoas em situação de toxicodependência ao Centro de Recuperação Espaço Esperança (CREE); Cadastramento e elaboração de carteirinha aos pacientes portadores de transtorno de especrto autista (TEA); Cadastramento para elaboração de carteirinha aos pacientes portadores de fibromialgia.

SETOR DE SERVIÇO SOCIAL
Quando
segunda à quinta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
Onde Rua Zacarias de Vasconcelos, 382, no prédio da Secretaria Municipal de Saúde - Centro 
Telefone (44) 3233 3035

Setor de Planejamento, Controle, Avaliação e Auditoria (SPCAA)

O objetivo geral da auditoria é acompanhar, fiscalizar e controlar os serviços de saúde do município, tanto público como privado que presta serviço ao SUS. No município o setor de Auditoria foi criado pela Lei Municipal nº 328/1998 de 1º/4/1998 e tem como competência acompanhamento, fiscalização, controle de contas médico-hospitalares e ambulatoriais bem como avaliação técnica e científica de processos advindos das ações desenvolvidas pelo Sistema de Auditoria.

O controle das ações e serviços de saúde visa validar, monitorar regular, avaliar e fiscalizar os serviços de saúde no município. A partir de final de 2005 com a ampliação da equipe, com a inclusão de um profissional da área de enfermagem houve aprimoramento do serviço, o qual passou a ser mais abrangente, fazendo também auditoria operativa alcançando outros serviços. Atualmente é realizado mensalmente o controle, avaliação e auditoria analítica e operativa na rede própria e serviços conveniados a Secretaria Municipal de Saúde (hospital, credenciamentos ao SUS e prestação de serviço, regulação das filas de espera de exames e consultas).

Após a auditoria analítica é realizado o processamento (BPA, RAAS, sistema próprio) e transmissão das informações ao Ministério da Saúde (SIA, SIHD, CIHA).

Os membros integrantes do setor participam de diversas comissões existentes na Secretaria Municipal de Saúde / Prefeitura Municipal de Saúde. No setor realizasse também a Coordenação, acompanhamento, elaboração, monitoramento, avaliação, realizar relatórios, atualização dos instrumentos de gestão: Plano Municipal de Saúde; Programação Anual de Saúde; Prestação de Contas trimestral; Prestação de Contas Anual; Preenchimento do programa de informação (DIGISUS).

AUDITORIA DA SAÚDE
Onde
Secretaria Municipal de Saúde (Rua Zacarias de Vasconcelos, 366 - Centro)
Quando segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
Telefones (44) 3233-3035, (44) 3233-3203, (44) 3233-3216 e (44) 3233-3217
E-mail auditoria@mandaguari.pr.gov.br

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL - CAPS I

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) é uma instituição que se constitui em serviço multiprofissional da atenção diária, substitutivo às internações psiquiátricas. A finalidade do CAPS é oferecer uma assistência integral e humanizada em diferentes níveis de atenção, de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Seguindo os ideais da luta antimanicomial, busca-se obter uma melhoria na qualidade de vida de seus usuários, inserindo-os ou reinserindo-os na sociedade evitando assim, o afastamento do convívio social e familiar.

O CAPS tem como público alvo os indivíduos portadores de transtornos mentais graves, severos e persistentes, e usuários de álcool e/ou outras drogas. O CAPS é um serviço de porta aberta, cujo fluxo de atendimento se inicia com o acolhimento inicial, realizado por meio de um profissional de nível superior , o qual, após análise da demanda irá direcionar a conduta mais assertiva por meio de agendamento prévio de consulta e ou atendimentos multiprofissionais.

Os profissionais prestadores de serviços e suas especialidades:
Ana Maria Mathia, técnica de enfermagem 40 horas;
Anielly Ferreira Neiva, técnica desportiva 20 horas;
Danielly Cristina Silva, psicóloga, 20 horas;
Daisy Christina de Moura Reis, psicóloga, 20 horas;
Flávia Carvalho de Medeiros, assistente social, 30 horas;
Marisa de Lourdes Wolf, auxiliar administrativo, 40 horas;
Monica Baptista dos Santos Coito, serviços gerais, 40 horas;
Nathália Martins dos Santos Delgado, enfermeira/ coordenadora, 40 horas.

Convênios que prestam serviços nas dependências do Caps:
Médicos psiquiatras da UniCesumar:
Letícia Amorim Brandão, 8 horas.
Kleber Rodrigues e Silva, 8 horas.

Este serviço encontra-se com processo aberto para credenciamento de médicos psiquiatras, com carga total 20 horas.

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Quando 
segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h  
Endereço Rua João Ernesto Ferreira, n° 661 – Centro
Telefone (44) 3233-9405
 

Laboratório Municipal

O Laboratório Municipal é responsável pelos exames laboratoriais de todo município, desde que solicitados pelo SUS, seja pela realização dos mesmos ou pela liberação de guias quando os mesmos não são executados pelo laboratório.

Aqui são executados exames de hemograma, fezes, urina, tipagem sanguínea, exames de bioquímica, teste de gravidez, testes rápidos para dengue e covid-19 e testes de coagulação, além de encaminhar material para realização de exames no LEPAC e LACEN. Os demais exames que não realizamos internamente são autorizados para laboratórios terceirizados credenciados ao município.

Atualmente nossa equipe de trabalho conta com 8 profissionais e 2 estagiárias divididos da seguinte forma:

1.    Bioquímicos: Cristiane de Toledo Hortelã Pedrone (Coordenadora) e Richard Fortunato.
2.    Enfermeira: Ilda Cristina de Brito Souza.
3.    Auxiliares de enfermagem: Eliane Gonzaga de Araújo Paes e Rita de Cacia Pereira Nogueira.
4.    Técnicos Administrativos: Camila Neves de Souza e Stephanie de Toledo Pavan.
5.    Auxiliar de Serviços Gerais: Francielly de Souza Lopes.
6.    Estagiárias: Anna Klara da Rosa e Vitória Eduarda Paiva da Silva. 

Acesse o Protocolo Metilfenidato atualizado

Protocolo para monitoramento de glicemia capilar e dispensa de insumos aos portadores de diabetes insulinodependentes

LABORATÓRIO MUNICIPAL 
Quando
segunda a sexta, das 7h30 às 17h
Onde na esquina da Rua Padre Antônio Lock com Rua Manoel Antunes Pereira, s/n, no Centro
Telefone (44) 3233-4473

Centro de Especialidades Odontológicas

Os Centros de Especialidades Odontológicas (Ceo) fazem parte do Programa Brasil Sorridente que leva atendimento dentário gratuito a cerca de 80 milhões de brasileiros usuários do SUS, sendo, assim, referência em saúde bucal. O Ceo de Mandaguari, aualmente, conta com equipes formadas por auxiliares de saúde bucal e cirurgiões-dentistas, todos especialistas em suas áreas.

São oferecidas as especialidades de bucomaxilo (cirurgia dos dentes do siso e análise e biópsia de lesões bucais), endodontia (canal), periodontia (tratamento da gengiva e limpeza) e atendimento a pacientes com necessidade especial.

A primeira consulta acontece na Unidade de Saúde (UBS), se houver necessidade o dentista encaminha o paciente para o Centro de Especialidades para a realização do tratamento com o especialista. As consultas de retorno são agendadas no Ceo até a finalização daquele tratamento.

No Ceo são realizadas também as moldagens de próteses totais e parciais removíveis. Essa especialidade é da responsabilidade do laboratório de prótese modos protético Kaio Guilherme e do dentista Eliéser Vinholi Alvarenga.

PROFISSIONAIS PRESTADORES DE SERVIÇOS
Drª Margarete Esteves Cordeiro (dentista, coordenadora e responsável pelos atendimentos aos pacientes especiais)
Roseli Aparecida de Assis Antônio (auxiliar saúde bucal)
Maria de Fátima Rocha Kiil (auxiliar de serviços gerais)
Drº Denis Mauricio Cordeiro (dentista - endodontista)
Drº Leonardo Gameiro de Souza (dentista - cirurgião bucomaxilofacial)
Drº Eliéser Vinholi Alvarenga (dentista - periodontista)

CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS
Atendimento
segunda a sexta e sábados (eventualmente), das 7h30 às 11h30 e 13h às 17h
Onde Rua René Táccola, 83 - Jardim Bela Vista 
Telefone (44) 3133-0594 e (44) 984024856


 

Atenção Básica

Atenção primaria em saúde é o primeiro nível, é a porta de entrada aos demais níveis de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnostico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.

ATENÇÃO BÁSICA 
Onde
Rua Zacarias de Vasconcelos, 366 – Jardim Bela Vista
Quando segunda a sexta: 7h às11h30 e 13h às 17h
Telefone (44) 3233-3035
Email diretoria.ubs@mandaguari.pr.gov.br
 

UBSs

Mandaguari possui, atualmente, 7 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em que atuam 12 equipes de estratégia de saúde da família e uma equipe de Saúde da Família (eSF) atuando no meio rural:

UBS Boa Vista
Rua Antônio Maximiliano da Silva s/nº

UBS Esplanada
Rua Duque de Caxias nº 50

UBS Progresso
Rua Tadashi Utiumi s/nº

UBS Morumbi
Rua Padre Max Kalffeman s/nº

UBS Cinco Conjuntos
Rua Maria Benedita Jacomini s/nº

UBS Centro
Rua Padre Antônio Locke nº 382

UBS Vila Vitória
Rua Jorge Ramessi s/nº

NASF

O NASF é uma equipe de multiprofissionais, composta por assistente social, educador físico, nutricionista, psicóloga e fonoaudióloga, no qual trabalhamos na área da saúde ligados as 07 (sete) Unidades Básicas de Saúde diretamente com as Agentes Comunitária de Saúde. Através de matriciamento reuniões quinzenais com as ACS para detectar os casos que são abordados pelas ACS em suas visitas aos domicílios do nosso município. São passados para a equipe do NASF no qual o profissional da área exigida vai até a residência fazer a visita e fazer as orientações necessárias para o paciente, assim o profissional vai encaminha o devido paciente para os órgãos da rede, Cras, Creas, Assistência Social, Caps, Conselho Tutelar e outros. O NASF possui também grupos de atividades físicas no Jardim Progresso, Parque da Pedreira, 5 Conjuntos e Popular 1 E 2. O NASF também atende Caps, Espaço Conviver, Associação dos Aposentados, Cras e Cree com palestras e orientações. Participam também do comitê de saúde mental, porem é uma equipe que presta serviços em todas as Unidades de Saúde do Municiípio.

 

Contato

Telefone: (44) 3233-7652

Endereço: Rua josé Taccola, S/N – Jardim Cristina

 

SAÚDE BUCAL

O setor é responsável pela saúde bucal individual e coletiva da população, e atende todas as faixas etárias, melhorando assim a qualidade de vida e auto-estima dos cidadãos, reduzindo e eliminando os vetores da doença cárie, diagnosticando e tratando o câncer de boca, as doenças periodontais, endodônticas, os problemas oclusais e restauradores, realizando também as ações de prevenção e promoção de saúde bucal junto às UBSs, CMEIs, Escolas e outros órgãos de nossa cidade.

SAÚDE BUCAL
Telefones
 3233-3035 e 3233-3225

 

SAÚDE MENTAL

A Saúde Mental vai muito além da ausência de doenças mentais; ela é uma dimensão fundamental para que o indivíduo tenha qualidade de vida. É através do cuidado com nossa mente, que aprendemos a respeitar nossos limites, manejar nossos sentimentos, lidar de forma mais assertiva com nossos conflitos, e a nos conhecer de verdade. Sabendo disso, o município de Mandaguari, conta com 5 psicólogos, distribuído pelas Unidades Básicas de Saúde, disponíveis para a realização de atendimento psicológico à comunidade.
 

Centro Municipal de Especialidades e Fisioterapia (CMEF)

Vigilância em Saúde

A Vigilância em Saúde se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador.

VIGILÂNCIA EM SAÚDE 
Onde
Rua Mario Benedeti,  s/nº, Mandaguari
Telefone (44) 3133-0329
E-mail vigilanciasanitaria@mandaguari.pr.gov.br

 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

As ações de vigilância sanitária dirigem-se, geralmente, ao controle de bens, produtos e serviços que oferecem risco à saúde da população, como alimentos, produtos de limpeza, cosméticos e medicamentos. Realizam também a fiscalização de serviços de interesse da saúde, como escolas, hospitais, unidades de saúde, consultórios diversos, clubes, academias, parques e centros comerciais, e ainda inspecionam os processos produtivos que podem pôr em risco o trabalhador e o meio ambiente.

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

A vigilância epidemiológica reconhece as principais doenças de notificação compulsória e investiga epidemias que ocorrem em territórios específicos. Além disso, age no controle dessas doenças específicas (hepatites, HIV, hanseníase, tuberculose, leishmaniose, chagas, etc.). Coordena investigações de óbitos no município tendo como principal objetivo o de melhorar a assistência prestada, entre outras atividades.

VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR

A Vigilância em Saúde do Trabalhador realiza estudos, ações de prevenção, assistência e vigilância aos agravos à saúde relacionados ao trabalho.

Vigilância Ambiental

Vigilância Ambiental se dedica às interferências dos ambientes físicos. As ações neste contexto têm privilegiado, por exemplo, o controle da água de consumo humano, o controle de resíduos e controle de vetores de transmissão de doenças – especialmente insetos e roedores.
 

IMUNIZAÇÃO

O setor de imunização está integrado a vigilância em saúde, visa contribuir para o controle ou erradicação das doenças infecto-contagiosas e imunopreviníveis mediante a vacinação sistemática da população. Realiza o controle, orientação, organização de campanhas e dispensação de vacinas para as Unidades básicas de Saúde.