A Secretaria

 

Telefone: (44) 3233-3035
Email: saude@mandaguari.pr.gov.br
Endereço: Rua Zacarias de Vasconcelos, 382, - Centro

Horário de atendimento: das 07h00min ás 11h30min e das 13h00min às 17h00min.
 

Deise Dayane Evangelista Vernillo
Secretária Municipal de Saúde Interina

 

Farmácia Municipal

A farmácia municipal é o local onde a população tem acesso aos medicamentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde, de forma gratuita.

Para ter acesso a esses medicamentos o paciente deve se dirigir à Farmácia portando sua receita médica ou odontológica, proveniente de atendimento pelo SUS e seu Cartão Nacional de Saúde – CNS (para dispensa de medicamentos sujeitos a Controle Especial, é necessária a apresentação do RG de quem retira o medicamento).

Atualmente também é realizada a entrega de fraldas, fórmulas e dietas especiais, de acordo com o enquadramento nos Protocolos de Atendimento específicos para esses itens.

Na Farmácia Municipal estão disponíveis medicamentos que constam na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais – REMUME, que pode ser acessada pela página principal da Prefeitura Municipal de Mandaguari, que compõem o componente básico da Assistência Farmacêutica, responsável pelos principais agravos e programas de saúde da atenção básica.

Alem desses, o paciente que necessitar, terá acesso, por meio da Farmácia Municipal de Mandaguari, aos medicamentos do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica, que são os medicamentos destinados ao controle de doenças e agravos específicos com potencial impacto endêmico, como tubérculos, hanseníase, malaria, leishmaniose, doença de chagas, cólera, esquistossomose, filariose, meningite, tracoma, micoses sistêmicas, gripe A H1N1, HIV, entre outros.

Ainda é possível ter acesso aos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, fornecido pelo Estado do Paraná e distribuído pela Farmácia Municipal, para algumas situações clinicas, principalmente, agravos crônicos, com custos de tratamento mais elevado ou de maior complexidade, mediante Protocolos específicos.

Endereço: Rua Jandira Teles de Souza, 2115A, Mandaguari – PR

Telefone: 3133-0813

Email: farmaciamunicipal@mandaguari.pr.gov.br

Coordenador(a): Josiane Carla Choida

Farmaceuticos Responsáveis Tecnicos:

Alexandre Batistão

Josiane Carla Choida

Thayla Regina Mortean Delaporte Martins

Daiane Cristina Batista Leal

Pronto Atendimento Municipal

O PAM – Pronto Atendimento Municipal de Mandaguari tem por objetivo prestar atendimento às urgências e emergências clínicas, cirúrgicas, pediátricas, ginecológicas, traumas a toda população do Município com atendimento de 24 horas.

 O atendimento no PAM é prestado por profissionais de diversas áreas como: médicos, ortopedista, enfermeiros, farmacêutica, técnicos de enfermagem, técnicos de raios-x, auxiliares administrativos, vigias, recepcionistas, serviços gerais, motoristas, vigias. São oferecidos serviços de consultas/ atendimento de urgências e emergências, exames de radiografia, exames laboratoriais  atendimento com observação (09 leitos), procedimentos de enfermagem (verificação de sinais vitais, curativos, inalação/ nebulização, administração de medicamentos, vacinação de emergência, esterilização, sondagens entre outros), oxigenioterapia emergencial, sutura,  serviço de transporte de paciente acamados intra/inter hospitalares, administrativos, coordenação, cadastramento em central de leitos.

Atualmente o PAM realiza em média 180 atendimentos por dia, no mês são realizados em média de 5.000 mil atendimentos.

 

Contato

Telefone: (44) 3233-3221

Email: pam@mandaguari.pr.gov.br

Endereço: Rua Elias Alexandre, s/n – Parque das Indústrias

Serviço Social de Saúde

O setor de serviço social da Secretaria de Saúde desenvolve seguintes funções:
Coordenação do serviço de distribuição gratuita de fraldas geriátricas destinadas a pacientes idosos em situação de vulnerabilidade social e agravos em saúde;
Coordenação do serviço de distribuição gratuita de dietas especiais destinadas a pacientes idosos em situação de vulnerabilidade social e agravos em saúde;
Coordenação do  serviço de distribuição gratuita de fórmulas infantis destinadas a crianças em situação de vulnerabilidade social e agravos em saúde;

Coordenação do serviço de dispensa de oxigenoterapia domiciliar  e  ventilação mecânica não invasiva destinada a pacientes em situação de agravo em saúde;
Coordenação do serviço de elaboração de processos administrativos de compra direta por dispensa de licitação de bens e serviços não realizáveis via Sistema Único de Saúde (SUS) aos pacientes em condição de vulnerabilidade e risco social;
Emissão de pareceres sociais para liberação de tratamento fora do domicílio ( TFD);
Emissão de pareceres sociais para autorização de procedimentos de anti-concepção cirúrgica voluntária;
Emissão de pareceres sociais para fins de autorização de vagas em casa de apoio a pacientes que necessitem perpassar por tratamento médico nos hospitais de grande porte-extramunicípio;
Assessoramento no sistema de transferência e recebimento de pacientes em sistema de homecare multiprofissional;
Assessoramento na elaboração de fluxos operacionais e instituição de comissões de trabalho multiprofissional em saúde, comitês, estudos de caso e congêneres;
Assessoramento na emissão de solicitações pertinentes a órteses, próteses, cadeiras de roda e de banho disponibilizadas via Sistema Único de Saúde;
Assessoramento na elaboração de processos licitatórios de bens e serviços pertinentes ao setor;
Acolhimento e encaminhamento de pessoas em situação de toxicodependência ao Centro de Recuperação Espaço Esperança – CREE;
Cadastramento e elaboração de carteirinha aos pacientes portadores de transtorno de espectro autista – TEA;

Assistentes Sociais 
Jonatas Antonio Terencio
Claudia Maria Ferrairo Rodelli
Gisele Siebeneich Carvalho


Contato
Telefone: (44) 3233-3035
Email: assistencia.saude@mandaguari.pr.gov.br
Endereço: Rua Zacarias de Vasconcelos, 382, - Centro

Horário de atendimento: das 07h00min ás 11h30min e das 13h00min às 17h00min.

Auditoria

O objetivo em geral da auditoria é acompanhar, fiscalizar e controlar os serviços de saúde do município, tanto público como privado que presa serviço ao SUS.

O setor de auditoria municipal vem atuando desde 1998 apenas com o profissional médico e assistente social, aonde eram auditados somente os serviços hospitalares analiticamente. A partir de final de 2005 com a ampliação da equipe, com a inclusão de um profissional da área de enfermagem houve aprimoramento do serviço, o qual passou a ser mais abrangente, fazendo também auditoria operativa alcançando outros serviços.

Atualmente é realizado mensalmente o controle, avaliação e auditoria analítica e operativa na rede própria e serviços conveniados a Secretaria de Saúde (hospital, médico credenciados, credenciamentos SUS, e prestação de serviço, regulação das filas de espera de exames e consultas).

Após a auditoria analítica é realizada a digitação da produção de toda a rede de assistência ambulatorial da Secretária de Saúde, o processamento e alimentação dados na base nacional (SIA, SIHD, CIHA), processamento e pagamento dos prestadores de serviços.

No setor realizasse também a Coordenação, acompanhamento, elaboração, monitoramento, avaliação, realizar relatórios, atualização dos instrumentos de gestão: Plano Municipal de Saúde; Programação Anual de Saúde; Prestação de Contas trimestral; Prestação de contas anual; Preenchimento do programa de informação - DIGISUS.

CAPS

Centro de Atenção Psicossocial – CAPS

O centro de atenção psicossocial – CAPS é uma instituição que se constitui em serviço multiprofissional da atenção diária, substitutivo às internações psiquiátricas.

A finalidade do CAPS é oferecer uma assistência integral e humanizada em diferentes níveis de atenção, de acordo com a necessidade de cada indivíduo.

Seguindo os ideais da luta antimanicomial, busca-se obter uma melhoria na qualidade de vida de seus usuários, inserindo-os ou reinserindo-os na sociedade evitando assim, o afastamento do convívio social e familiar.

O CAPS tem como público alvo os indivíduos portadores de transtornos mentais graves, severos e persistentes, e usuários de álcool e/ou outras drogas.

A unidade tem como coordenadora a servidora Cristiane Marcato Lopes Silva (psicóloga).

 

Contato

Telefone: (44) 3233-9405

Email: caps@mandaguari.pr.gov.br

Endereço: Rua João Ernesto Ferreira, n° 661 - Centro

Horário de atendimento: das 07h00min ás 11h30min e das 13h00min às 17h00min.

 

Laboratório Municipal

Laboratório Municipal

Está situado na esquina com as ruas Padre Antônio Lock e Manoel Antunes Pereira, s/n, antiga clínica da mulher e da criança.

O laboratório realiza exames de análises clínicas, agendamento de exames, liberações para laboratórios conveniados.

Nesta unidade é realizada desde a coleta do material a realização do exame, prezando sempre pela qualidade na execução e bom atendimento aos pacientes.

A atual chefe do setor é a Dr. ª Cristiane de Toledo Hortelã Pedrone, que também desempenha a função de bioquímica.

 

Contato

Telefone: (44) 3233-4473

Email: laboratorio@mandaguari.pr.gov.br

Horário de atendimento: 07h00min às 17h00min.

Centro de Especialidades Odontológicas

Os Centros de Especialidades Odontológicas fazem parte do Programa Brasil Sorridente que leva atendimento dentário gratuito a cerca de 80 milhões de brasileiros usuários do SUS, sendo assim, referência em saúde bucal.

O CEO de Mandaguari é coordenado pela Cirurgiã Dentista Drª Margarete Esteves C. Torelli. Atualmente, conta com equipes formadas por auxiliares de saúde bucal e cirurgiões-dentistas, todos especialistas em suas áreas.

O funcionamento do prédio é das 07:30 às 17:30h, todos os dias. São oferecidas as Especialidades de Bucomaxilo (cirurgia dos dentes do siso e análise e biópsia de lesões bucais), Endodontia (canal), Periodontia (tratamento da gengiva e limpeza), atendimento a Pacientes com necessidade especial e Prótese.

A primeira consulta acontece na Unidade de Saúde (UBS), se houver necessidade o dentista encaminha o paciente para o Centro de Especialidades para a realização do tratamento com o especialista. As consultas de retorno são agendadas no CEO até a finalização daquele tratamento.

Fone: (44) 3133-0594 ou (44) 984024856.

Atenção Básica

Atenção Básica: atenção primaria em saúde é o primeiro nível sendo esta a porta de entrada aos demais níveis de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnostico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.

Contato

Telefone: (44) 3233-3035

Email: diretoria.ubs@mandaguari.pr.gov.br

Endereço: Rua Zacarias de Vasconcelos, 366 – Jardim Bela Vista, Mandaguari - PR

Horário de atendimento: das 07h00min às 11h30min e da 13h00min às 17h30min

UBS

O município de Mandaguari possui 7 unidades básicas de saúde, sendo 12 equipes de estratégia de saúde da família e uma esf atuando no rural.

Contamos também com uma unidade que atende em horário estendido até as 20hrs (UBS Centro).

UBS Boa Vista: Rua Antônio Maximiliano da Silva s/nº

UBS Esplanada: Rua Duque de Caxias nº50

UBS Progresso: Rua Tadashi Utiumi s/nº

UBS Morumbi: Rua Padre Max Kalffeman s/nº

UBS Cinco Conjuntos: Rua Maria Benedita Jacomini s/nº

UBS Centro: Rua Padre Antônio Locke nº 382

UBS Vila Vitória: Rua Jorge Ramessi s/nº

NASF

O NASF é uma equipe de multiprofissionais, composta por assistente social, educador físico, nutricionista, psicóloga e fonoaudióloga, no qual trabalhamos na área da saúde ligados as 07 (sete) Unidades Básicas de Saúde diretamente com as Agentes Comunitária de Saúde. Através de matriciamento reuniões quinzenais com as ACS para detectar os casos que são abordados pelas ACS em suas visitas aos domicílios do nosso município. São passados para a equipe do NASF no qual o profissional da área exigida vai até a residência fazer a visita e fazer as orientações necessárias para o paciente, assim o profissional vai encaminha o devido paciente para os órgãos da rede, Cras, Creas, Assistência Social, Caps, Conselho Tutelar e outros. O NASF possui também grupos de atividades físicas no Jardim Progresso, Parque da Pedreira, 5 Conjuntos e Popular 1 E 2. O NASF também atende Caps, Espaço Conviver, Associação dos Aposentados, Cras e Cree com palestras e orientações. Participam também do comitê de saúde mental, porem é uma equipe que presta serviços em todas as Unidades de Saúde do Municiípio.

 

Contato

Telefone: (44) 3233-7652

Email: nasf@mandaguari.pr.gov.br

Endereço: Rua josé Taccola, S/N – Jardim Cristina

Horário de atendimento: das 07h00min ás 11h30min e das 13h00min às 17h00min.

 

SAÚDE BUCAL

Saúde Bucal

O setor é responsável pela saúde bucal individual e coletiva da população, e atende todas as faixas etárias, melhorando assim a qualidade de vida e auto-estima dos cidadãos, reduzindo e eliminando os vetores da doença cárie, diagnosticando e tratando o câncer de boca, as doenças periodontais, endodônticas, os problemas oclusais e restauradores, realizando também as ações de prevenção e promoção de saúde bucal junto às UBSs, CMEIs, Escolas e outros órgãos de nossa cidade.

 

Responsável: Dr. Marcos Vinicius Dias (Cirurgião-Dentista)

Telefone: 3233-3035/Ramal 225

Email: saúde.bucal@mandaguari.pr.gov.br

SAÚDE MENTAL

A Saúde Mental vai muito além da ausência de doenças mentais; ela é uma dimensão fundamental para que o indivíduo tenha qualidade de vida. É através do cuidado com nossa mente, que aprendemos a respeitar nossos limites, manejar nossos sentimentos, lidar de forma mais assertiva com nossos conflitos, e a nos conhecer de verdade. A saúde mental, juntamente com a saúde física, é essencial para o bem-estar do individuo. O município de Mandaguari, conta com 4 psicólogos, distribuído pelas UBS, disponíveis para a realização de atendimento psicológico à comunidade. A Coordenação de Saúde Mental do município fica alocada na Secretaria de Saúde, e é administrada pela psicóloga Marcela Meleiro, que monitora e auxilia esses profissionais, garantindo a qualidade do atendimento.

Vigilância em Saúde

A vigilância em saúde se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária, e saúde do trabalhador.

Endereço: Rua Mario Benedeti,  s/nº, Mandaguari-PR

Telefone: (44) 3133-0329

Email: vigilanciasanitaria@mandaguari.pr.gov.br

Diretor da Vigilância em Saúde: Adriano Rodrigues Borges

Coordenadora da Vigilância Epidemiológica: Mariana Cavalcanti Endo

Coordenador da Imunização: Wellington Spinoza

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

As ações de vigilância sanitária dirigem-se, geralmente, ao controle de bens, produtos e serviços que oferecem risco à saúde da população, como alimentos, produtos de limpeza, cosméticos e medicamentos. Realizam também a fiscalização de serviços de interesse da saúde, como escolas, hospitais, unidades de saúde, consultórios diversos, clubes, academias, parques e centros comerciais, e ainda inspecionam os processos produtivos que podem  pôr em risco e causar ao trabalhador e ao meio ambiente.

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

A vigilância epidemiológica reconhece as principais doenças de notificação compulsória e investiga epidemias que ocorrem em territórios específicos. Além disso, age no controle dessas doenças específicas (hepatites, HIV, hanseníase, tuberculose, leishmaniose, chagas, etc.)

Coordena investigações de óbitos no município tendo como principal objetivo o de melhorar a assistência prestada entre outras atividades

VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR

A vigilância em saúde do trabalhador realiza estudos, ações de prevenção, assistência e vigilância aos agravos à saúde relacionados ao trabalho.

Vigilância Ambiental

Vigilância Ambiental se dedica às interferências dos ambientes físicos. As ações neste contexto têm privilegiado, por exemplo, o controle da água de consumo humano, o controle de resíduos e controle de vetores de transmissão de doenças – especialmente insetos e roedores

IMUNIZAÇÃO

O setor de imunização está integrado a vigilância em saúde, visa contribuir para o controle ou erradicação das doenças infecto-contagiosas e imunopreviníveis mediante a vacinação sistemática da população.